Ontem foi dia de reunir os 45 professores das Salas de Recursos da Rede Municipal de Ensino para mais uma capacitação. A formação aconteceu no auditório da Escola Castelo Branco.
Dentro do cronograma de Formação da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, o Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) levou a fonoaudióloga Valquíria Moraes e a psicóloga Cássia Bernardi para abordagem do tema: “Intervenções e Estratégias de Comunicação”. De acordo com a coordenadora do SAEE, Cíntia Loize Leal, no encontro, também foi apresentado o Sistema Educar Web e os educadores puderam aprender a como usá-lo e armazenar dados.
A Rede Municipal de Educação possui cerca de 27 mil alunos matriculados. Destes, 1.400 estudantes apresentam laudos médicos para a Educação Especial. Todos os meses, os educadores das Salas de Recursos recebem Formação Continuada para que possam desenvolver novas técnicas e atividades com os estudantes. Cada professor conhece o seu aluno e realiza um planejamento específico e individual para que ele possa desenvolver melhor as suas habilidades e socializar com as outras crianças.
A secretária de Educação, Marcia Culau, explica que dentro das 41 Salas de Recursos são trabalhadas as questões fonéticas, a psicomotricidade, o equilíbrio, a atenção, a lateralidade, a organização, a coordenação motora, noção de espaço, entre outros, “para que o aluno consiga se organizar em sala de aula, tenha mais autonomia nas suas tarefas do dia a dia, e possa evoluir no aprendizado e no convívio social”.
A SME dispõe ainda de 70 monitores para auxiliar os estudantes da Educação Especial em sala de aula e 30 monitores para acompanhá-los no transporte escolar. “Desde o início do governo, nossa preocupação foi com o cuidado com as pessoas, e continuamos, cada vez mais, qualificando o atendimento ao nosso aluno que tanto precisa”, finaliza a secretária de Educação.