A campanha do Maio Vermelho tem como principais objetivos promover ações para informar e orientar a população quanto à existência do câncer de boca, suas causas e a importância de procurar o profissional para o exame preventivo e diagnóstico precoce e qualificar o profissional para o diagnóstico de lesões bucais.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) têm apontado a ocorrência de 15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil por ano, sendo 1.100 no Estado. A doença ainda apresenta alta taxa de mortalidade, apesar de o exame para identificar lesões suspeitas ser simples, podendo ser feito por profissional qualificado, de forma rotineira.
Para marcar o Maio Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde e as Unidades de Saúde que dispõem do departamento de Saúde Bucal (ESF Jardim Betânia, ESF Canarinho, ESF Otacílio, ESF José Ari da Silveira, ESF José Ramos, ESF Carlos Wilkens, UBS Décio Martins Costa, UBS CAIC Granja e UBS Nova Cachoeirinha) estão promovendo eventos abordando o tema e promovendo ações de exame de rastreio da cavidade oral em busca de lesões suspeitas de câncer.
Se você tem alguma lesão ou ferida na boca que não cicatriza há mais de 15 dias, procure a Unidade de Saúde Bucal mais próxima de sua casa.
FATORES DE RISCO
1. Sexo e idade: acomete principalmente homens brancos acima de 40 anos;
2. A exposição à radiação solar: a exposição frequente dos lábios à radiação solar;
3. Imunossupressão: indivíduos HIV positivos ou que fazem o uso de imunossupressores possuem maior risco de desenvolver câncer de lábio e cavidade oral;
4. HPV: infecção pelo HPV;
5. Tabagismo: o tabaco é o principal fator de risco. A ocorrência de tumores malignos na cavidade oral em indivíduos fumantes pode chegar a ser quatro vezes maior do que um não fumante;
6. Consumo de álcool.
COMO PREVENIR
1. Reduzir o consumo de tabaco aos poucos, até abandoná-lo;
2. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
3. Usar protetor solar labial;
4. Alimentar-se bem, com frutas, verduras e legumes;
5. Manter uma boa higiene bucal;
6. Consultar seu dentista a cada seis meses e sempre que notar alguma alteração.