O deputado Professor Bonatto, eleito com 48.409 votos, tomou posse na Assembleia Legislativa no dia 30 de janeiro. Desde então, dedica sua rotina de trabalho para cumprir suas propostas de campanha. Neste mês de maio, a atuação como parlamentar completa cem dias, tempo suficiente para que conquistasse representação e atuação efetiva na Assembleia. Prefeito de Viamão por dois mandatos (2013/2016 e 2021/2022), Bonatto é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça, Comissão Mista do Mercosul e Assuntos Internacionais, Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, Comissão Temporária para debater a Reforma Tributária, relator da Comissão Especial que trata do papel das Universidades Comunitárias, além de ser membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo e proponente da Frente Parlamentar dos Caminhos para o Transporte Público Metropolitano.
Logo no primeiro mês de atuação, Bonatto participou da Comissão de Representação Externa para tratar da Estiagem, instalada no mês de março. “Tenho o compromisso diário de retribuir os 48.409 votos que recebi, para isso, é essencial não só participar das ações do parlamento, mas ter uma representação e atuação efetiva, que faça a diferença”, observa. Os compromissos de campanha apresentados por Bonatto estão ligados ao transporte público metropolitano, emprego e renda, segurança, educação e a viabilização do Hospital Regional. Em cem dias, todas essas pautas tiveram algum tipo de avanço.
Escola ETA receberá melhorias
Logo nas primeiras semanas do mandato, a educação se estabeleceu no centro das discussões do governo do Estado e da Assembleia Legislativa. Em reuniões com a secretária de educação, Raquel Teixeira, e com a secretária de obras públicas, Izabel Matte, Bonatto apresentou as escolas de Viamão e região que precisam de melhorias em infraestrutura. “É necessário entender a situação das escolas gaúchas e buscar alternativas para que melhorias sejam feitas da forma mais célere possível. O diálogo com as secretarias possibilitou entender qual caminho será traçado e apresentar quais escolas da nossa região precisam de atenção”, explicou. A solicitação do deputado garantiu que a Escola Técnica de Agricultura Leonel de Moura Brizola (ETA) em Viamão, EE Emília Viega da Rocha e EE Estado de São Paulo em Gravataí e as escolas IE Princesa Isabel e EE Daniel de Oliveira Paiva em Cachoeirinha, recebam melhorias.
Atuação para garantir funcionamento do Hospital de Viamão
O deputado Professor Bonatto articulou reuniões com a administração do Hospital de Viamão, Secretaria de Saúde e município. A mediação possibilitou esclarecer os problemas que a instituição enfrenta e buscar alternativas para garantir o funcionamento de mais e melhores serviços. “Nosso foco é garantir a continuidade do atendimento hospitalar, ninguém quer ver a instituição fechar. Trabalharemos para garantir um atendimento qualificado para a população”, observa. O deputado também atuou para garantir o funcionamento dos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha, que enfrentaram problemas na administração. Além disso, a promessa de campanha que trata do Hospital Regional, avançou. Nos primeiros meses de mandato, Bonatto dialogou com o governador Eduardo Leite, com a secretária de saúde Arita Bergmann e com o secretário de Parcerias, Pedro Capeluppi, sobre os próximos passos da iniciativa. “A área para o hospital já está adquirida e escriturada, além de estar sendo elaborado o projeto de especialidades. O Hospital Regional é um compromisso sério, que poderá sim sair do papel”, afirma. A área onde o hospital será construído está localizada na Rua Francisco Carvalho da Cunha, no centro de Viamão e deve ser de média e alta complexidade, com mais de 500 leitos.
Transporte metropolitano passa a ser discutido no parlamento
Nos 100 primeiros dias de mandato, Bonatto apresentou no parlamento seu compromisso em revisar o sistema de transporte intermunicipal. Em abril, o deputado instaloua Frente Parlamentar dos Caminhos para Melhorar o Transporte Público Metropolitano, com o objetivo de debater os problemas históricos enfrentados pelos usuários. “A Frente não deverá discutir apenas os problemas, que já são velhos conhecidos. Mas se aprofundar em soluções efetivas, como a possibilidade de integrar o transporte metropolitano, aumentar a disponibilidade de horários, reduzir tributos e revisar gratuidades”, observa. Serão realizadas sete reuniões com gestores e técnicos de concessionárias, representantes do governo do Estado e dos municípios. A primeira reunião aconteceu no dia 17 de maio e a segunda acontecerá no dia 14 de junho.
Escritório político aberto para atender a região
Bonatto inaugurou o escritório político em Viamão no mês de abril. Localizado na Estrada da Branquinha, 199, o espaço busca dar celeridade às demandas que chegam do município e da região. “A vida acontece nos municípios, então precisamos estar presente de diferentes formas. Nosso escritório político, assim como nosso gabinete em Porto Alegre, está aberto para receber demandas, encaminhá-las e buscar por soluções efetivas, desde o menor ao maior problema”, observa. Na quinta-feira (18), um ato político com lideranças de Viamão foi realizado para prestar contas do mandato.