Viamão de máscara: números e (muita) cautela com a COVID; Ainda cai um Boeing por dia no país

Passageiro do transporte público usando máscara | IMAGEM: Marcelo Casal JR./Agência Brasil

O número de infectados internações e óbitos pela COVID-19 caíram em Viamão no mês de outubro, conforme dados compilados pelo Diário de Viamão. É a ‘ideologia da ciência’ comprovando que, mesmo com o ‘novo normal’, a vacinação funciona. Já é hora para tirar a máscara?

O momento é de estabilidade, mas ainda requer cautela. Assim como há a necessidade da aplicação da dose de reforço, principalmente em idosos.
É fundamental!

Sobre o uso de máscaras, há uma tendência natural de liberação em espaços abertos. Mas o tema foi regrado por legislação federal. Portanto, é necessário aguardar alteração nacional. O Estado também vem estudando o tema.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, são, até esta terça-feira (2), pelo menos 14.359 casos, 199 destes em outubro. A média diária foi de 6,4. Em setembro tinha sido de 9.9. Para efeitos de comparação em agosto foi 10,5; julho 14.1 e junho 29.9.

Os óbitos caíram de 0.43 para 0.38 a cada 24h. Em agosto foi de 0.58; julho 0.67; junho 1.35 e março, o pior mês da pandemia, 6,25 a cada 24 horas.
Já são 767 moradores da Velha Capital levados pela pandemia.

Ontem, 18 das 30 UTIs estavam ocupadas. E 18 dos 30 leitos de enfermaria também estavam com pacientes. Hoje são 7 as vidas que dependem de respiradores.

Até o sábado (30), a média móvel no estado foi de 1.512 infectados diários, 64% maior do que há duas semanas e o maior desde a metade de agosto.

A média de mortes permanece estável: 31 vítimas diárias, 15% acima do registrado duas semanas atrás.

No país o total de mortes em outubro de 2021 foi 11.060. É o menor número desde abril de 2020, quando o país registrou 5.804 mortes no mês. A média é de 357.

 

Vacina

 

– Em Viamão, 191.443 já receberam ao menos a primeira dose, e 135.267 têm o esquema vacinal completo. Outras 11.104 receberam a aplicação do reforço.

– Conforme o Comitê de Crise do RS, 78,6% dos gaúchos já receberam a primeira dose e 61,2% completaram o esquema vacinal.

– A meta do Ministério da Saúde para controlar a covid-19 é vacinar 85% de todos os habitantes com duas doses. Ainda estamos no meio do caminho.

 

Sigo eu:

Ao fim, são bons indicadores. Mas reputo ainda não é o momento para desobrigar o uso da barata e eficaz máscara, nem mesmo ao ar livre. Especialista apontam isso. Grosseiramente: você pode estar andando pela Coronel Marcos de Andrade de máscara e alguém passar bem falante e cuspindo no seu olho.

A pressa dos EUA para abolir máscaras foi considerada um erro de estratégia. Houve liberação e recuo após o número de novos casos diários aumentar de 13 mil para mais de 57 mil em poucas semanas.

Ao fim, a pandemia não está sob controle e o número de mortes ainda é inaceitável. Em Viamão, neste momento, lamentamos uma vida perdida a cada três dias. No Brasil cai um Boeing a cada 24h. Recuso-me a acostumar.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook