Festa em homenagem à padroeira de Viamão é neste domingo

Programação em honra de Nossa Senhora da Conceição tem novena até sábado e atividades no domingo, 8 de dezembro, data consagrada à Imaculada

Pelo menos 300 pessoas da comunidade católica estão sendo aguardadas no almoço comemorativo que será realizado no domingo, 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Viamão. A expectativa é do padre Gustavo Haupenthal, pároco da Igreja Matriz há cerca de dois anos. A festa em honra da padroeira começa com a procissão “A Virgem Imaculada, Rainha e Protetora das Famílias”, às 10h, seguida de missa solene e, após, almoço no salão paroquial. De acordo com o religioso, a festa máxima da Imaculada Conceição está sendo antecedida por uma novena que iniciou dia 29 de novembro.
As celebrações religiosas são oficiadas, nesta novena, por um padre diferente a cada noite. Hoje, quinta-feira, 5 de dezembro, será a vez do padre Edison Stein fazer a pregação com o tema “A família como fonte de virtudes e correções fraternas”. Amanhã, sexta, dia 6, será a vez do padre José Antônio Heinzmann, com o tema “Os Desafios da Família no Mundo Atual”. O último dia da novena vai ser no sábado, dia 7, com celebração do padre Juarez Testoni e o tema “A Igreja como Família e a Família como Igreja”. O início das atividades religiosas é, sempre, às 19h30min.
De acordo com o padre Haupenthal – ordenado em 2013 na cidade de Montenegro, de onde é natural – no domingo o almoço pode ser no local (salão paroquial) ou levado para casa. Para quem almoçar no local, o valor é de R$ 40,00. Quem quiser levar, paga R$ 50,00, por pessoa. Do cardápio constam a tradicional carne de gado, salsichão, frango, arroz, maionese e saladas verdes. Bebidas e sobremesas serão vendidas no local. Na tarde do domingo de Nossa Senhora da Conceição será realizada, também, uma vispada, uma espécie de bingo já costumeira na festa da padroeira, além de apresentações musicais.
O pároco da Igreja Matriz lembra que esta será a 227ª edição da festa de Nossa Senhora da Conceição, equivalente ao tempo de existência da paróquia. Já a Igreja Matriz é a segunda mais antiga do Rio Grande do Sul e sede da paróquia mais antiga do estado. Segundo informações disponíveis no site Wikipedia, o projeto da edificação foi atribuído ao brigadeiro José Custódio de Sá e Faria, sendo construída por Francisco da Costa Senne a partir de 1766. A primeira missa foi celebrada no local pelo padre José Malta, em 6 de abril de 1770, há 224 anos.

Para o almoço
Importante reservar na secretaria da paróquia ou pelo whatsapp, 3485.1515.

“Convidamos a todos para que participem e prestigiem as festividades em homenagem a nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição, neste domingo, dia em que ela é a principal homenageada. Esperamos a presença da comunidade para reafirmarmos nossa fé na Imaculada, para que ela volte seu olhar para nós, ajudando-nos a sermos peregrinos da esperança e da paz” – padre Gustavo Haupenthal, pároco da Igreja Matriz de Viamão.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Entre estrelas

Não eram estrelas de cinema. Eram estrelas cósmicas. Um pouco da genética humana permanecia nelas. E todos indistintamente tinham um quê de sua composição química. Eu, você e tudo o

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook