A importância do sono para praticantes de exercícios físicos

A maioria das pessoas se preocupam muito com o treinamento e a alimentação adequada. Esse realmente é o básico para quem pratica exercício físico e quer melhorar a sua saúde e forma física. Porém, o que muitos não sabem, e que acaba sendo deixado para trás, é que o descanso tem um papel fundamental nisso tudo. Ele é um pilar tão importante quanto o treinamento físico e a dieta.

O processo de ganho de ganho de massa muscular não ocorre necessariamente enquanto treinamos. Na verdade, ele acontece após o treinamento. E diria que esse período de recuperação é tão importante quanto o treino e a dieta em si.

 

Como o sono impacta

 

O sono é um repositor de energia física e mental, sendo importante para que seu corpo continue funcionando de maneira adequada e para que consiga melhores resultados no treinamento.

Após o treino intenso, o seu corpo inicia várias reações para começar a sua recuperação. É basicamente dessa forma que o corpo evolui e acontece a construção muscular: ele se recupera e volta “mais forte”. E o sono tem um papel fundamental aqui, influenciando diretamente na recuperação do treinamento, logo na construção de músculos e no emagrecimento.

 

O que acontece no descanso?

 

No período de descanso acontece diversos processos, dentre eles grande parte da ressíntese de glicogênio, que é basicamente o nosso corpo recuperando a sua energia. Ocorre também a síntese de proteínas, que serve para reparar os tecidos musculares depois do treinamento. Esse processo é mais demorado, podendo levar vários dias, mas com um bom descanso pode ser otimizado.

Um sono adequado também é importante para a recuperação mental, evitando o cansaço e sonolência excessiva que pode acabar atrapalhando a sua rotina de treinamentos da semana. Durante o descanso também ocorre grande parte da liberação hormonal, que ajuda nesse processo de recuperação, construção muscular e perda de gordura.

 

Quantas horas devo dormir?

 

Essa é uma pergunta individual e sempre depende. Por questão de rotina, algumas pessoas acabam não tendo opção de dormir por muitas horas. A recomendação geral é de 8 horas por dia, mas o nosso organismo é inteligente e se adapta. Isso significa que se você dorme um pouco menos, pode ser que acabe sendo o suficiente, pois o mais importante é que você se sinta bem durante o dia, renovado e recuperado. Então se preocupe mais com a qualidade que com a quantidade nesse caso.

Mas caso tenha notado que seu sono não está sendo suficiente para sua recuperação física e mental, esforce-se para dormir por mais tempo ou tente maneiras de deixar o sono com melhor qualidade (largue o celular antes de dormir e deixe o ambiente totalmente escuro).

Além disso, vale lembrar que o descanso não significa apenas o sono. Após finalizar o treino, você automaticamente já começa esse processo de recuperação. Então é importante que dê um descanso adequado (cerca de 48-72h) para a musculatura treinada, não treinando ela novamente durante esse período. Logo a divisão do treino também deve estar bem planejada para que favoreça a sua recuperação.

Agora que você já sabe da importância do descanso no treinamento, não cometa mais erros como dormir muito pouco ou não dar o descanso necessário para os músculos. Espero que tenha gostado desse leitura e bons treinos!

 

*As publicações nos espaços de opinião são responsabilidades de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Diário de Viamão.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook