Prefeito André Pacheco esteve agora a pouco com o secretário João Gabbardo. Eles acertaram um plano conjunto para manter a maternidade do Hospital Viamão
Um acordo firmado pela Prefeitura, o Governo do Estado e o Hospital Viamão vai viabilizar a maternidade da cidade e por fim a novela dos partos que teriam que ser transferidos para Alvorada.
- Vamos ampliar o número de partos a partir de um trabalho focado no pré-natal que já é feito pela Prefeitura em toda a rede de postos de saúde – confirma o prefeito.
Assim, a maternidade do Hospital Viamão não fecha mais.
- Hoje, a maternidade é deficitária com 60, 80 partos por mês. Mas vamos trabalhar para que passe de 100, 120. Aí o serviço passa a não custar tão caro – lembra André Pacheco.
O plano foi acertado no final da manhã de hoje entre o prefeito e o secretário da Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, com a concordância da direção do Hospital.
Segundo o secretário, a alternativa será manter a equipe e tornar o hospital referência para os fluxos do pré-natal das gestantes da cidade. Para isso, as equipes do Departamento de Ações em Saúde-DAS, via Atenção Básica e Política de Saúde da Mulher, ministrarão capacitações para os profissionais de saúde do município de Viamão.
Também ficou decidido que, em 30 dias, será apresentado um projeto elaborado pela prefeitura e hospital, no qual será estruturada a linha de cuidado desde o pré-natal, incluindo fluxo de visitas e encaminhamentos, assim como o treinamento das equipes de saúde.
LEIA MAIS
Maternidade em Viamão tem novo Dia D: 30 de junho





