Levar a cultura brasileira para fora das fronteiras territoriais do país foi a missão dada a comitiva do Colégio Stella Maris que na semana passada esteve no Uruguai, país que faz fronteira com o Rio Grande do Sul. Dez alunos do colégio viajaram para o país para participar do “VII Encuentro de Danzas Lationamericanas”, que acontece anualmente na cidade de Migues – UY. Além dos viamonenses participaram do encontro delegações do Chile e Argentina.
Lá os jovens, de 12 a 17 anos, fizeram apresentações de música gaúcha, forró, samba e frevo nas escolas além de dar oportunidade para que as crianças uruguaias fizessem perguntas sobre nosso país aos viamonenses. Os alunos do Stella conheceram também a Escuela Nacional de Danzas e se apresentaram no Teatro Nacional de Montevidéu.
A coreógrafa da escola e professora de dança Júlia Ribeiro já foi assunto aqui no Diário em setembro quando ficou em segundo lugar na “Copa Brasil de Forró”.
– Participar de um festival internacional é algo novo e muito enobrecedor, mas levar meus alunos para compartilhar isso comigo é mais ainda. Já havia participado antes, porém, ser responsável e ver meu nome a frente de uma delegação que representa um país inteiro é uma experiência indescritível. Me dividir entre ser bailarina e professora se torna um desafio que graças a eles e a educação que receberam tanto na escola como de seus pais viabilizou a funcionalidade e excelência dessa viagem. A presença e parceria das duas professoras que foram com a gente, Eclér e Aline, também foi fundamental para que tudo corresse bem – conta Júlia orgulhosa, falando sobre Elér Rodrigues, coordenadora de curso do Colégio Stella Maris e a auxiliar de disciplina Aline Lopes. Participou da viagem também o parceiro de dança de Júlia, Guilherme Lima.
No vídeo uma das apresentações do grupo, ao som do frevo.
– Mesmo exaustos, os alunos ensaiavam e procuravam consertar os erros, para fazer melhor no próximo número. Quem dera nosso país pudesse aprender com eles, que dos erros se forjam os acertos e desistir, jamais. Parabéns pela alegria que contagiou nossos irmãos de continente, os uruguaios, chilenos e, alguns argentinos. Muito me orgulho de ter participado deste feito. – afirma a coordenadora de curso do Stella, Eclér Rodrigues.






