Aplicativo facilita comunicação com órgãos públicos em Viamão

O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado no Play Store. Foto: Divulgação/CidadeMOB

Com a intenção de desburocratizar o acesso aos serviços e processos de órgãos públicos, o município de Viamão aderiu a ferramenta CidadeMOB. Por meio do aplicativo, acessado gratuitamente, cidadãos, empresas e servidores públicos têm acesso a funcionalidades e serviços cotidianos da cidade.

Entre as atividades estão: abertura de protocolos de atendimento, ouvidoria pública, consultas de débitos e matrículas imobiliárias, emissão de guias, participação em enquetes sobre assuntos pertinentes à população, lista de estabelecimentos e prestadores de serviços locais. O serviço desenvolvido pela empresa GOVBR já funciona em 28 municípios brasileiros e tem como objetivo propor uma nova forma de relacionamento entre moradores e prefeituras.
 

– Existem muitos atrativos para uso do CidadeMOB tanto por parte do cidadão como por parte da gestão municipal, o que torna essa ferramenta indispensável para facilitar serviços necessários à população. Trata-se da virtualização dos serviços públicos, deixando-os mais rápidos, acessíveis e baratos – explica Rafael Sebben, Diretor de Mercado da GOVBR.

Os viamonenses e o novo aplicativo

Em Viamão, já foram realizados mais de 14.200 acessos ao App. Os principais serviços pesquisados estão relacionados ao IPTU e as certidões negativas de débitos. Segundo informações dos gestores do serviço, a ferramenta permite facilitar o encaminhamento das demandas e tornar mais ágil os processos. Para o Secretário Municipal da Fazenda de Viamão, Anderson Fauri, os primeiros resultados do aplicativo são satisfatórios.

– Temos a expectativa de aumento da adesão ao aplicativo, pois ele realmente está gerando maior facilidade no encaminhamento das demandas e velocidade no trâmite dos processos. Ele é uma ferramenta de integração da prefeitura com a comunidade – destaca Fauri.

O aplicativo também é utilizado pelos viamonenses para encaminhar solicitações referentes à iluminação, ao patrolamento públicos e ao programa Cidade Limpa, que tem como objetivo manter a cidade livre de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, ocasionadas pelo descarte irregular e acúmulo de lixo. Foi por meio dessa campanha que a da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricardo Faicker Nunes, Márcia Derungs conheceu o CidadeMOB. Ela e os alunos aderiram à ferramenta para denunciar a queima de lixo no bairro Jardim Índio Jari.

– Depois da apresentação da prefeitura aqui na escola, os alunos se interessaram em como denunciar as queimas de lixo e os alagamentos que ocorriam em dias de chuva. E tem ajudado muito! O aplicativo ajuda a realizar as denúncias e isso se tornou mais barato e rápido, porque não precisamos pegar ônibus e emitir protocolos – afirma Márcia.

Outra característica destacada pela diretora é a facilidade dos jovens em usar o aplicativo, pois eles têm mais afinidade e estão sempre conectados. Assim, podem ajudar na preservação e limpeza da cidade.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa NewsLetter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook