Vereador cria Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e consegue com deputado federal emenda que pode abrir o caminho da duplicação do Caminho do Meio
Aprovada na terça, a Frente Parlamentar de Apoio à Mobilidade Urbana e Infraestrutura Viária já tem com que trabalhar.
O autor da medida, o vereador petista Armando Azambuja, conseguiu com o deputado Elvino Bohn Gass (PT) uma emenda ao Orçamento da União que pode destravar o início dos trabalhos da duplicação da avenida Caminho do Meio. Pelo menos no trecho de Viamão, da parada na 54 até a ponte na Cecília, perto da divisa com Alvorada.
— É a parte que já tem projeto pronto — explica Armando.
Segundo ele, as prefeituras de Alvorada e Porto Alegre se atrasaram na entrega dos projetos em 2015 e, ano passado, a verba que poderia bancar todo a duplicação de Viamão a Porto Alegre foi perdida.
— Viamão tinha adiantado tudo e garantiu, agora, a possibilidade de buscar o recurso novamente.
Emenda foi proposta direto na comissão
A esperança de Armando é maior por conta de uma manobra eficiente do deputado Bohn Gass na Comissão Mista de Orçamento, da qual é titular. O parlamentar federal acrescentou o pedido pela obra junto com outras emendas que a comissão vinha negociando junto ao Governo Federal e, num acordo, acabaram entrando na lei orçamentária para o ano que vem.
— Aumenta a chance do recurso vir efetivamente — adianta Armando.
Com a Frente Parlamentar em ação, o vereador também pretende convencer o município e o Estado a investirem na obra que pode ser o primeiro desafogo efetivo ao trânsito na ERS-040 e na Bento Gonçalves em muitas décadas.