A agroindústria de azeite de oliva Estância das Oliveiras de Viamão é uma das agroindústrias brasileiras com maior número de premiações, mas agora alcançou um feito inédito: recebeu 40 prêmios internacionais em exatos 40 dias. “É como se fosse um prêmio por dia”, conta o fundador Lucídio Goelzer. E não para por aí. A Estância também teve seu azeite eleito como o melhor do Brasil e entre os 10 melhores azeites do mundo pela segunda vez consecutiva, algo inédito para uma marca Brasileira na competição mundial TerraOlivo, de Israel, este que é um dos mais conceituados reconhecimentos no mercado, conta com uma banca com 39 juízes de mais de 20 países.
Os 40 prêmios em 40 dias são reconhecidos por meio de testes às cegas (onde os avaliadores não sabem o nome das marcas ou países que estão sendo avaliados), as análises são realizadas por uma banca composta pelos melhores juízes do mundo, que avaliam marcas de produtores globais e milenares de azeite de oliva e elegem os melhores através de análises sensoriais (gustativas e olfativas).
Todos os azeites da Estância das Oliveiras enviados para prêmios internacionais receberam reconhecimentos, o que coloca os produtos entre os melhores do Mundo.
As competições pelas quais os azeites de oliva da Estância das Oliveiras conquistaram reconhecimentos foram:
-TerraOlivo iOOC, de Israel: 9 prêmios: Melhor azeite do Brasil; Entre os 10 melhores azeites do Mundo; 5 Medalhas Grand Prestige Gold (acima da medalha de ouro); 2 medalhas de ouro
- Global Olive International Olive Competition (GIOOC) Africa-Asia: 5 prêmios: 4 Medalhas de Ouro e 1 de Prata
- London International Olive Oil Competition (iOOC London) 6 prêmios: 1 Platinum (acima medalha ouro); 4 ouros e 1 prata
- Athena International Olive Oil Competition IOOC ATHENA (Grécia): 7 prêmios: 1 Duplo Ouro; Melhor Frantoio competição; 4 ouros e 1 prata
- Olive Japan: 6 Prêmios: 3 Ouros e 3 pratas
- International Olive Oil Contest Italy (EVO iOOC) – 7 Prêmios: 6 Ouros e 1 prata
“Nossa safra 2023 tem sido de recordes”, enfatiza Lucídio Goelzer, fundador da Estância das Oliveiras, agroindústria de Viamão que planta mais de 5 mil oliveiras e realiza todo o processo “em casa”, desde a plantação, extração e transformação da azeitona para azeite de oliva, além do envase.
A agroindústria de azeite de oliva está localizada na cidade de Viamão, a apenas 28km da capital Porto Alegre.
A Estância recebe visitas guiadas para olivoturismo, onde os visitantes podem fazer degustações orientadas dos azeites premiados. Reservas e mais informações podem ser obtidas pelo whats app (51) 99813.0919.