Parlamentar é relator da Comissão Especial das Universidades Comunitárias
O deputado Professor Bonatto (PSDB) participou na segunda-feira (14) em Santa Maria de mais uma Audiência Pública realizada pela Comissão Especial das Universidades Comunitárias no Rio Grande do Sul, presida pelo deputado Rafael Braga (MDB). A quinta audiência da Comissão aconteceu na Universidade Franciscana (UFN), uma instituição de destaque na região central do Estado.
Na qualidade de relator da Comissão, Professor Bonatto ressaltou a importância de compreender os desafios enfrentados pelas universidades, assim como as medidas adotadas pelo governo estadual e pela Assembleia Legislativa para superá-los no âmbito educacional. “Observar os desafios enfrentados pelas universidades é fundamental para identificar estratégias de superação e as audiências promovidas pela Comissão desempenham um papel crucial nesse processo”, afirmou.
Para Bonatto as universidades exercem um papel vital no desenvolvimento humano, social e econômico das regiões onde estão inseridas. “A retomada do desenvolvimento do Estado passa pela educação. A Assembleia e o governo do Estado sinalizam seu posicionamento em relação as universidades, valorizando, investindo e olhando para as demandas regionais e suas vocações”, acrescentou.
Bonatto lembrou que o governo do Estado encaminhou à Assembleia o Projeto de Lei que institui o programa Professor do Amanhã, que visa a formação de docentes em cursos superiores de licenciatura. Serão adquiridas em torno de mil vagas em cursos de graduação em licenciatura de Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices) selecionadas por edital, além do pagamento de bolsas permanência aos estudantes selecionados.
A Audiência Pública contou com a participação do presidente da Comissão, deputado Rafale Braga, do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, do presidente da Camâra de Vereadores, Givago Ribeiro, da reitora da UFN, Professora Iraní Rupolo, do presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias gaúchas e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, Porfessor Rafael Frederico Henn e da secretária executiva do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia, Valserina Bulegon Gassen.