Bonatto investirá R$ 2 milhões para deixar o Lago Tarumã nos trinques

O Lago Tarumã já tem prazo para conclusão da sua revitalização por completo, setembro de 2022. Este foi o anúncio que o Prefeito Prof. Bonatto fez, às margens do lago, na manhã desta quinta-feira, dia 17, na ocasião que contou com a presença dos secretários da Gestão Municipal, vereadores e representantes das empresas que estão realizando os trabalhos no local.

Concebido, há 70 anos, como um espaço para a possibilidade de reserva para a vida humana e animal, com o objetivo de servir como um reservatório de água para a urbanização e ocupação da região, o Lago Tarumã sofreu muito com a expansão populacional. Este fator desencadeou a utilização indevida deste ambiente, como depósito de detritos do esgotamento urbano, o que favoreceu a reprodução desenfreada da vegetação aquática, que acabou se proliferando e cobrindo por completo a superfície d’água, causando o desequilíbrio da fauna e flora neste habitat.

Para solucionar este problema, tão debatido pela população e pela opinião pública, no ano passado, a Prefeitura de Viamão abriu processo licitatório para empresas interessadas em executar os trabalhos para a revitalização do Lago Tarumã.

No projeto escolhido pelo Município, a empresa tem o prazo de três meses para realizar a revitalização do Lago Tarumã, com um custo de quase 2 milhões e 344 mil reais (R$ 2.343.560,91) para conclusão do trabalho.

E, além disso, outra empresa licitada, também tem o mesmo prazo para a execução das obras e já está iniciando a drenagem e pavimentação de todo o entorno do lago, nas ruas Antônia de Fraga Ramos, Noquinha de Oliveira e parte da Av. João Carlos Viale Dias.
“É um avanço com melhorias de infraestrutura, esgotamento e drenagem necessárias para o resgate do lago e para a qualidade de vida e a convivência dos viamonenses nesse ambiente”, comemora o Prefeito.

A Prefeitura tem a incumbência de acompanhar, monitorar e fiscalizar o andamento dos trabalhos de revitalização do Lago Tarumã, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, durante o período. E, além disso, a preocupação da Gestão Municipal é com a recuperação deste espaço, deste ambiente ecológico, já que o lago vai ser secado e instalado um sistema de drenagem com registro para controle do nível da água, para serem retirados os detritos do leito, por isso a pasta também vai ficar responsável pela retirada e destinação dos animais, para não causar danos ambientais, durante todo o processo de revitalização do Lago Tarumã.

“Nosso compromisso é esse: queremos entregar o lago já em setembro, de forma definitiva, com o esgotamento pronto, as vias pavimentadas e voltando ao seu volume de água, para, com o avanço da galeria, já fornecermos a concessão deste espaço para a parceira público-privada, para que os empreendedores possam manter este lago vivo, ativo, saudável, para que se possa manter uma relação socioambiental no seu entorno e com a população de Viamão”, explica Bonatto

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook