Bortoletti e prefeitos da Região Metropolitana endurecem o jogo contra companhias de energia exigindo melhorias na prestação de serviço às comunidades

Prefeito Rafael Bortoletti (D) com Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre (E), em reunião sobre serviços das companhias de energia na sede do MP-RS. Foto: Divulgação/PMV

O prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), abriu a semana focando no recorrente problema de desabastecimento de energia elétrica na cidade, serviço de responsabilidade da empresa CEEE Equatorial. Ele participou de reunião do Programa Mediar, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), sobre o fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana. O encontro foi realizado na sede do MP-RS e teve a presença dos prefeitos Sebastião Melo (Porto Alegre), Marcelo Maranata (Guaíba), Douglas Martello (Alvorada) e Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul). O apelo foi para que os promotores intercedam no sentido de cobrar das empresas fornecedoras a melhoria no serviço de distribuição da eletricidade.

Conforme Bortoletti, o Ministério Público se comprometeu em fazer a mediação entre a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e as companhias de distribuição de energia. “Estivemos discutindo a gravidade da situação que os municípios vivem atualmente. Na reunião estiveram presentes dirigentes da CEEE Equatorial e RGE (Rio Grande Energia), e representantes da Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul), além e procuradores de Justiça”, disse o prefeito. “Deixei bem clara a minha insatisfação com o atendimento da CEEE Equatorial e a falta de comunicação para ajudar a nossa cidade”, concluiu. 

A frase

“Não vou medir esforços e não vou deixar de me posicionar para defender que nossa cidade não fique no escuro” – Rafael Bortoletti, prefeito de Viamão.

Para saber

  • O diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto José Barbanera, reconheceu os problemas e atribuiu parte da crise a um passivo de 20 anos e ao aumento de eventos climáticos extremos.
  • No entanto, os prefeitos cobraram investimentos imediatos e maior transparência na comunicação com os consumidores.
  • O encontro marca um avanço na busca por melhorias no fornecimento de energia elétrica, estabelecendo um novo canal de diálogo entre os municípios e as concessionárias, agora com a intermediação do MP-RS.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook