A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) está preparada, com equipes de sobreaviso, para garantir tranquilidade ao processo eleitoral no que diz respeito à distribuição da energia.
Ao trabalho normal, que mantém o serviço durante todo o ano, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu, ainda, mensagem operativa definindo procedimentos adicionais durante o primeiro turno das eleições.
Pelo documento, nos períodos mais importantes – que é o imediatamente anterior, o durante e o imediatamente posterior à eleição – será mantido o maior número de unidades geradoras sincronizadas, mesmo que com consumo mínimo.
Além disso, também serão explorados todos os recursos disponíveis nas redes de transmissão, subtransmissão e distribuição para controle do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso ocorrerá entre as 6h e as 22h de domingo.
Além disso, entre a meia-noite de sábado e a meia-noite de domingo, só serão permitidos os serviços de intervenção que já tenham sido autorizados na fase de programação e que estejam no Programa Diário de Intervenções.
Tudo devidamente autorizado pelo órgão que controla o assunto e sem prejuízo ao período de preparo, votação e apuração da eleição.
Além destes, só serão autorizados em tempo real os serviços de caráter inadiável (urgência/emergência), considerando-se a preservação de vidas humanas, a integridade dos equipamentos e a segurança do SIN.