Cerveja e comida, faça essa relação ainda mais feliz

por Rafael Santos

Beber cerveja, e só beber, sem nenhum acompanhamento, pode ser uma experiência maravilhosa, reveladora até. Mas os grandes momentos envolvem comida, pois dependemos dela para viver. A maioria de nós costuma lembrar claramente algumas de nossas mellhores refeições, aquelas que sobressaem como ponto altos em nossas vidas. Infelizmente, para grande parte dos brasileiros, a vida moderna oferece poucos momentos assim. Até aqueles que cozinham a sério (e me incluo entre eles) vivenciam períodos em que todas as refeições parecem apressadas e a comida não passa de combustível. Mesmo as refeições sendo boas, muitas vezes falta algo. É aí que entra a cerveja.

Se, para você, "cerveja" é aquela coisa gasosa, amarela, vendida em lata no supermercado, quero que apague por completo da mente que tal produto existe. Ele não nos interessa – estamos falando de cerveja autêntica. E eis o que a autêntica cerveja é capaz de fazer: transformar cada refeição decente que você faz em uma experiência gustativa interessante e memorável. Ela pode aguçar seu palato. Dar um pouco de atenção – tanto à sua comida quando à sua cerveja – faz a diferença entre uma vida culinária meramente "satisfatória" e uma repleta de sabores ricos ilimitados. Aprenda um pouco sobre os sabores complexos e incrivelmente variados que a cerveja tradicional traz à mesa, e eu lhe prometo uma vida melhor. Não estou brincando – é simples  assim. Você vai ter de cozinhar, comprar ou encomendar boas refeições – a cerveja tradicional não vai fazer de um Big Mac um banquete. mas é capaz de transformar uma quesadilha num espetáculo pirotécnico ou, um simples frango assado em uma refeição espetacular.

O vinho   não é capaz de fazer o mesmo? Sim e não,eu adoro vinho e, nas refeições, frequentemente o bebo. Mas nunca me foi possível apreciar vinho com todos tipos de alimentos que como diariamente. Carré de cordeiro assado? claro, uma garrafa de Borgonha vai muito bem (embora eu conheça cervejas que combinariam igualmente bem). Mas, e quanto a culinária mexicana, chinesa, japonesa, tailandesa, e ou churrasco gaucho? Também adoro essas comidas, mas não quero desfrutá-las com vinho. sim, já provei todos os vinhos que supostamente combinam com elas. Sabe o quê? Não substituem adequadamente a cerveja tradicional. Por quê? Porque os temperos distorcem os sabores do vinho, condimentando o vinho branco e amargando o vinho tinto. Porque vinho não refresca o palato, como ocorre com a cerveja. Porque vinho não tem sabores caramelizados ou torrados, que se associam a sabores equivalentes em nossos pratos favoritos. E porque, até mesmo segundo especialistas em vinho, vários alimentos simplesmente não vão bem com vinho.

Por exemplo, os adeptos do vinho prefaciam suas seleções com alertas sobre "ingredientes complicados", incluindo ovos, qiueijos, pimentas-malaguetas, carnes defumadas, peixe defumado, tomate, gengibre, curry, chocolate, abacate, alho, molho vinagrete, espinafre, alcachofra, aspargos, cominho e outras coisas saborosas. Mas, sendo tão versátil, a cerveja não tem problema com nenhum desses ingredientes. Cervejas de trigo são leves, efervescentes e ótimas para tomar com ovos. As Ale artesanais belgas, condimentadas, fazem maravilhas com pimenta-malagueta, cominho, gengibre e curry. As ricas Imperial Stout são repletas de sabores de café e achocolatados, e combinam perfeitamente com sobremesas de chocolate. Não há truque nenhum, apenas afinidades naturais e combinações extraordinárias.

Algumas dicas, bem simples e fácil para você fazer na sua casa, para receber seus amigos, e terem uma experiêcia diferente, divertida e bem saborosa.

Bruschettas de marguerita, feitas  com pão de malte, extraido da produção de uma cerveja do estilo Red Ale. E a cerveja para a harmização foi uma Australian pale ale da cervejaria Hordeum Vulgare.

 

Queijo colonial com geléia de damasco e pimenta dedo de moça. Harmonizado com a Appia (cerveja de trigo e mel) da cervejaria colorado.

 

 

De sobremesa, um pudim de passas, harmonizado com Dark Strong Ale, da cervejaria BaldHead.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook