Chegou a hora de mobilizar todo mundo – Imposto Solidário 2025

Foto: Arquivo/DV

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2025 começou no dia 17 de março, e estende-se até o final de Maio.

Nesta época, cabe lembrar da possibilidade que todo declarante tem – se estiver fazendo sua declaração no modelo completo, com as deduções legais – de destinar parte do seu IRPF para fundos que repassam os valores a projetos sociais na região escolhida por quem destinou.

Como funciona

Todo cidadão que faz doações a projetos sociais pode deduzir este valor do Imposto de Renda a ser declarado no ano seguinte, até o limite de 6% do imposto devido sobre seus rendimentos.

Quem não fez essas doações no ano passado, porém, ainda consegue doar na própria declaração, que é feita agora.

Como se faz

Dentro da declaração, no modelo completo (a simplificada não tem essa possibilidade) há uma aba chamada Doações Diretamente na Declaração.

Ali, pode-se destinar 3% aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.

O próprio declarante escolhe quais fundos quer ajudar – por exemplo, os fundos municipais da cidade onde mora.

Não custa nada

Quem faz destinação na declaração precisa pagar um DARF para efetuar a doação. Mas este valor depois é compensado:

Se a declaração resulta em IMPOSTO A PAGAR, o valor das destinações é descontado do saldo devido pelo cidadão.

Se a declaração resulta em valores a RESTITUIR, o valor das destinações é somado ao que a pessoa receberá na restituição.

Em essência…

O cidadão está pegando 6% do valor que ficaria com a União e destinando aos fundos de sua escolha, ajudando à própria comunidade.

Campanha na rua

É importante conhecer essa possibilidade – a de destinar parte do IR aos fundos sociais – e principalmente falar disso com as pessoas, para que a ideia se espalhe.

A cada ano, o volume das destinações cresce em todo o Brasil. Em Caçapava do Sul, particularmente, elas saltaram de 25 mil reais em 2020 para mais de 147 mil em 2024. E queremos ver essa soma crescer ainda mais!

Então…

Faça a destinação na sua própria declaração. Mas mas do que isso, abrace a causa. Leve esta mensagem adiante.

Vamos fazer a roda da solidariedade girar em um ciclo virtuoso, cada vez mais rápido e ajudando a cada vez mais gente.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Caminhante

Seguia feliz com os olhos sempre abertos. Em outras oportunidades até fechava os olhos para não ver as bárbaries do mundo. Que eram muitas. Crianças ,mulheres e idosas eram frequentemente

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook