Uma festa e tanto. Com muita alegria e ao mesmo tempo emocionante. Assim foi o Desfile das Vitoriosas, realizado agora à noite no Gravataí Shopping Center sob coordenação do gabinete da primeira-dama do município, Patrícia Bazotti Alba, e da secretaria Municipal da Saúde, comandada por Laone Pinedo. Foram 33 mulheres que venceram ou ainda lutam contra o câncer que desfilaram representando lojas da cidade.
Elas passaram duas vezes pela passarela armada na praça de eventos do shopping esbanjando simpatia, distribuindo sorrisos, coraçõezinhos, abraços e muitos beijos a um público formado em grande parte por familiares e amigos, além de representantes da Prefeitura – pelo prefeito Marco Alba (PMDB) – e da Câmara – pelo vereador e presidente Nadir Rocha (PMDB).
A presidente do Viamama, Heloísa Roese, entidade responsável pela programação do Outubro Rosa em Viamão, assistiu ao desfile assim como a primeira-dama de Cachoeirinha e presidente do Comitê Viva Mulher, Vanessa Morais, que também esteve na promoção. O Viva Mulher é a entidade organizadora do Outubro Rosa na vizinha cidade de Cachoeirinha.

A voluntária do Viamama e diretora do Diário de Viamão, Rosângela Ilha, com a primeira dama de Gravataí, Patrícia Alba
As manifestações
A primeira edição do Desfile das Vitoriosas foi realizado em 2015, com mulheres que venceram o câncer de mama, no Gravataí Shopping Center. Foram 25 'vitoriosas’ que cruzaram a passarela, sendo modelos de força, conscientização e perseverança no combate ao câncer de mama.
Desta vez foram 33 mulheres que desfilaram, todas elas muito aplaudidas principalmente por familiares e amigos. Justamente o que falou o secretário da Saúde, Laone, sobre a importância do apoio da família a partir do momento do diagnóstico, como fator preponderante para ajudar a portadora a superar a doença.
Laone, a primeira-dama Patrícia e o próprio prefeito Marco Alba destacaram a importância do diagnóstico precoce para manter elevado o índice de cura, especialmente do câncer de mama.
— O diagnóstico precoce é imprescindível para alcançar a cura. Sem isso fica muito mais difícil, mas mesmo assim não é impossível — falou o secretário Laone.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Nadir Rocha, lembrou dos seus 32 anos como funcionário de hospital.
— Presto uma homenagem às vitoriosas porque sei bem o quanto é difícil conviver com este problema — falou o vereador.
O prefeito Marco Alba sintetizou:
— Isso aqui é um gesto de amor e respeito à vida.
E a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba se emocionou durante seu discurso.
— A gente pode vencer o câncer, sim. É uma doença grave, com certeza, mas o diagnóstico não deve ser recebido como uma sentença de morte.
Confira o vídeo que o Seguinte, parceiro do Diário de Viamão, produziu:





