Comitiva de Viamão vai ao Ministério Público de Contas e entrega documento contra a perfuração de poços artesianos pela Corsan no distrito de Águas Claras

Foto: Lauro Alves/Divulgação

O movimento contrário à abertura de poços para extração de águas subterrâneas na localidade de Águas Claras, interior de Viamão, deu mais um passo nesta quarta-feira, dia 13 de agosto. O grupo, liderado pelo vereador Marco Antônio Borrega (PDT) e pelo ex-prefeito Eliseu Ridi Chaves, entregou ao presidente do Ministério Público de Contas do Estado (MPC), Ângelo Borghetti, um documento em que se posiciona contrário à continuidade das perfurações pela Aegea-Corsan.

  • O documento solicita transparência, respeito ambiental e compromisso com a população local.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Águas Claras, Omar Batista Bandeira de Fraga, a comunidade teme pela preservação do solo e dos lençóis freáticos, que garantem não apenas o abastecimento de água, mas também a produção agrícola e pecuária da região de Águas Claras e outras localidades vizinhas. “São ao menos 26 poços sendo perfurados, com instalação de canos de grande porte. Nosso movimento é pela manutenção sustentável da água na comunidade. Viemos demonstrar nossa preocupação”, declarou o líder da associação.

  • A estimativa é que sejam retirados entre 550 e 900 litros de água por segundo do subsolo, o equivalente a 47 a 77 milhões de litros por dia.

Segundo o texto do documento entregue no Ministério Público de Contas, um estudo de pós-graduação realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aponta que, em curto prazo, a medida pode gerar impactos ambientais como prejuízos à agricultura e à pecuária, secagem de açudes e poços, erosão do solo e danos à flora e à fauna. “O que está sendo falado que será extraído, é um volume muito superior ao consumo de água da comunidade”, ressaltou Omar.

  • A audiência no MPC foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, além dos deputados Adão Pretto e Stela Farias, todos do PT.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Caminhante

Seguia feliz com os olhos sempre abertos. Em outras oportunidades até fechava os olhos para não ver as bárbaries do mundo. Que eram muitas. Crianças ,mulheres e idosas eram frequentemente

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook