O Conselho Municipal da Saúde, em parceria com a Prefeitura Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo final de semana – dias 05 e 06 – a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, no auditório da Escola Estadual Setembrina, no Centro. A abertura da Conferência ocorre no dia 05 (sexta-feira), a partir das 18h. No dia 06, o evento ocorre das 8h às 17h. Acompanhando as diretrizes do Ministério da Saúde, o tema central do evento é a “Saúde da Mulher: Desafios para a integralidade com equidade”.
Durante o encontro, os participantes irão discutir e sugerir propostas a respeito dos cinco eixos temáticos: Situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao seu adoecimento; Políticas públicas para as mulheres e a participação social; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres: O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; e O papel do Município no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.
Durante a conferência serão eleitos oito delegadas (os) para defender as prioridades de Viamão na Conferência Estadual, que será realizada no mês de junho, em Porto Alegre. Já a Conferência Nacional da Saúde da Mulher está prevista para ser realizada de 1º a 4 de agosto, em Brasília.
A 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher tem como objetivos: propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual, Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; desenvolver estratégias de enfrentamento ao machismo, ao sexismo e a misoginia, por meio de políticas públicas; aprofundar o debate sobre impacto na saúde das mulheres da divisão sexual do trabalho, das condições, do salário e da jornada; avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de planos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde; entre outros.