Contribuinte Simples e MEI agora pode escolher número de mensalidades nos parcelamentos

Foto: Arquivo/DV

A Receita Federal colocou em operação uma nova funcionalidade no sistema de parcelamento ordinário que permite aos contribuintes do Simples Nacional e aos microempreendedores individuais (MEIs) escolherem, no momento da adesão, a quantidade de parcelas do acordo.

A melhoria atende a uma demanda antiga e amplia a flexibilidade de pagamento, possibilitando a definição do número de mensalidades até o limite de 60 parcelas.

Anteriormente, o próprio sistema estabelecia quantas parcelas o contribuinte iria pagar, porque os parcelamentos vinham com valores mensais pré-determinados. Agora, o contribuinte pode negociar livremente.

Mas atenção: permanecem vigentes os valores mínimos por parcela, de R$ 300,00 para o Simples Nacional e R$ 50,00 para o MEI.

A novidade parece estar fazendo sucesso. Nos primeiros dias de operação, 25% das adesões (603 de 2.420) já utilizaram a nova opção de selecionar uma quantidade de parcelas inferior ao máximo permitido. Dos 944 parcelamentos do Simples feitos no período, 152 usaram a nova função. Já no MEI foram 1.476, dos quais 451 optaram por customizar o número de parcelas.

Lembrando sempre: parcelamento de débitos (Simples e MEI) estão disponíveis no Portal do Simples Nacional e no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Caminhante

Seguia feliz com os olhos sempre abertos. Em outras oportunidades até fechava os olhos para não ver as bárbaries do mundo. Que eram muitas. Crianças ,mulheres e idosas eram frequentemente

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook