Os coordenadores pedagógicos se reuniram na quinta-feira desta semana (20/10) para formação visando capacitação para avaliação da educação infantil.
De acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Secretaria Municipal de Educação (SME), os instrumentos utilizados para expressar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança são os portfólios e os pareceres descritivos.
As assessoras pedagógicas da Educação Infantil — Cíntia Kath, Jaciara Sparremberger, Karin Lucrécio e Maria de Lourdes Bondan — realizaram uma projeção questionando o coordenador sobre a forma que ele emprega na construção dos portfólios ou como ele pode contribuir com o professor para esse processo.
Alguns princípios norteadores foram destacados, como construção, criatividade, autoavaliação, autonomia, reflexão, parceria e autoestima. Maria de Lourdes disse que as crianças podem e devem participar da construção dos seus portfólios.
— As crianças devem participar desde o início do processo de elaboração e construção para que o registro faça sentido. Elas podem dar sugestões sobre os materiais a serem incluídos, selecionando produções significativas, colaborando na montagem.
Depois da parte teórica as coordenadoras foram divididas em sete grupos. Para a atividade foram solicitados os portfólios confeccionados pelas professoras e alunos das suas respectivas escolas para que pudesse haver uma troca de ideias e experiências.
Depois, cada grupo apresentou a sua reflexão sobre como o coordenador pode contribuir para a prática do portfólio.
A assessora Jaciara encerrou a atividade com o pensamento, no qual se refere à importância do acompanhamento da criança no cotidiano:
— Porque permite analisar qualitativamente o processo que realiza para chegar a alcançar certas respostas ou desenvolver certas atitudes.
No final, os estudantes da EMEF Cristiano Vieira da Silva realizaram uma apresentação.