Coovir e Secretaria de Meio Ambiente de Viamão aderem ao Projeto MP-Sustentare para coleta de resíduos eletrônicos

Foto: Divulgação

A Cooperativa de Trabalho Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, oficializou a adesão ao Projeto MP-Sustentare, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A medida amplia a gestão de resíduos eletroeletrônicos em Viamão e passa a integrar o Programa Sustentare, do governo estadual.

A iniciativa, coordenada pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPRS, sob responsabilidade da procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan, tem como foco o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos nos municípios das bacias do Lago Guaíba e do Rio Gravataí. O termo de cooperação foi assinado na sexta-feira, dia 22, na sede do Ministério Público de Viamão.

O Sustentare, inicialmente, buscava garantir destinação ambientalmente correta e socialmente responsável de equipamentos e componentes eletrônicos descartados por órgãos públicos e entidades privadas. A Coovir é a primeira cooperativa de catadores a se integrar, por solicitação junto à coordenação do programa, através da promotora de Justiça Roberta Morillos, da Promotoria Regional da Bacia.

O projeto também tem caráter social: a triagem e o beneficiamento do material coletado nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) serão realizados por reeducandos das casas prisionais Madre Pelletier, (Porto Alegre) e Presídio Estadual de Canoas (Pecan), possibilitando geração de renda e oportunidades de reinserção. Serão mais de 130 pontos de coleta em locais definidos pela Coovir e pela Secretaria de Meio Ambiente de Viamão.

Os pontos de entrega funcionarão em escolas, repartições públicas, condomínios e demais espaços de grande circulação. A Coovir assumirá a coleta, o transporte, a classificação e a destinação dos materiais, e a empresa parceira JG Recicla será responsável pelo envio às unidades prisionais.

“A atuação dos catadores organizados neste projeto representa a aplicação prática do que está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aliando inclusão social, sustentabilidade e logística reversa”, reforça a presidenta da Coovir, Laura Lemoyne, que participou da solenidade ao lado da também coordenadora da cooperativa, Jenifer Vieira.

  • A assinatura contou ainda com a presença das promotoras Roberta Morillos, Aline Baldissera, Bárbara Pinto e Silva, Karina Mariotti e Paula Bittencourt Orsi; da secretária de Meio Ambiente de Viamão, Andreia Lima; do empresário Joelson Gonçalves, da JG Recicla; e de Dionatan Aristimunha, coordenador do Programa Sustentare.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Exaustão

Salete havia decidido mudar de vida. Morava num pequeno sítio no interior de São Paulo. Mas pensava que seria mais feliz na capital.Engano profundo. Na capital moravam os grandes vícios.

Leia mais »

Cachorro e Cuia

Nesta cidade praiana o comum eram cachorros e cuias. Não dá pra dizer que não era umacidade sonho gaúcho. Era. Outono,quase inverno,e as poucas pessoas que circulavam na ruatinham este

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook