Coovir e Secretaria de Meio Ambiente de Viamão aderem ao Projeto MP-Sustentare para coleta de resíduos eletrônicos

Foto: Divulgação

A Cooperativa de Trabalho Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, oficializou a adesão ao Projeto MP-Sustentare, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A medida amplia a gestão de resíduos eletroeletrônicos em Viamão e passa a integrar o Programa Sustentare, do governo estadual.

A iniciativa, coordenada pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPRS, sob responsabilidade da procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan, tem como foco o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos nos municípios das bacias do Lago Guaíba e do Rio Gravataí. O termo de cooperação foi assinado na sexta-feira, dia 22, na sede do Ministério Público de Viamão.

O Sustentare, inicialmente, buscava garantir destinação ambientalmente correta e socialmente responsável de equipamentos e componentes eletrônicos descartados por órgãos públicos e entidades privadas. A Coovir é a primeira cooperativa de catadores a se integrar, por solicitação junto à coordenação do programa, através da promotora de Justiça Roberta Morillos, da Promotoria Regional da Bacia.

O projeto também tem caráter social: a triagem e o beneficiamento do material coletado nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) serão realizados por reeducandos das casas prisionais Madre Pelletier, (Porto Alegre) e Presídio Estadual de Canoas (Pecan), possibilitando geração de renda e oportunidades de reinserção. Serão mais de 130 pontos de coleta em locais definidos pela Coovir e pela Secretaria de Meio Ambiente de Viamão.

Os pontos de entrega funcionarão em escolas, repartições públicas, condomínios e demais espaços de grande circulação. A Coovir assumirá a coleta, o transporte, a classificação e a destinação dos materiais, e a empresa parceira JG Recicla será responsável pelo envio às unidades prisionais.

“A atuação dos catadores organizados neste projeto representa a aplicação prática do que está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aliando inclusão social, sustentabilidade e logística reversa”, reforça a presidenta da Coovir, Laura Lemoyne, que participou da solenidade ao lado da também coordenadora da cooperativa, Jenifer Vieira.

  • A assinatura contou ainda com a presença das promotoras Roberta Morillos, Aline Baldissera, Bárbara Pinto e Silva, Karina Mariotti e Paula Bittencourt Orsi; da secretária de Meio Ambiente de Viamão, Andreia Lima; do empresário Joelson Gonçalves, da JG Recicla; e de Dionatan Aristimunha, coordenador do Programa Sustentare.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook