Coovir firma parceria institucional com o Instituto ABIA e recebe visita técnica em Viamão

A Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir) firmou parceria institucional com o Instituto ABIA de Meio Ambiente, que esteve nesta terça-feira, 2, em Viamão para conhecer o trabalho desenvolvido pelos catadores e acompanhar a operação das unidades de triagem. A equipe, vinda de São Paulo, também entregou brindes de final de ano aos cooperados, como gesto de reconhecimento pela atuação da Coovir na logística reversa de embalagens pós-consumo.

Durante a visita, os representantes do Instituto ABIA acompanharam o processo de separação e classificação dos materiais recicláveis, observaram o fluxo operacional e discutiram a importância das cooperativas para o cumprimento das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010. A aproximação reforça a parceria entre as entidades e destaca o papel estratégico dos catadores na recuperação de materiais e na economia circular.

Criado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o Instituto ABIA de Meio Ambiente é uma organização sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento e à gestão do Sistema de Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo. A iniciativa reúne empresas do setor alimentício em ações estruturantes para ampliar a coleta, fortalecer cooperativas e garantir destinação adequada aos resíduos — conforme diretrizes da PNRS. Segundo a ABIA, o instituto tem como foco gerar impacto ambiental positivo e ampliar o índice de recuperação de embalagens no país.

A presidente da Coovir, Laura Lemoyne, destacou a importância da visita: “A gente se sente muito feliz sendo prestigiado pelo pessoal ter vindo de São Paulo para conhecer o nosso trabalho”. Ela reforçou que a parceria institucional com o Instituto ABIA fortalece a estrutura da cooperativa e amplia oportunidades para qualificação e inclusão socioprodutiva dos catadores.

A direção do Instituto ABIA reiterou que o fortalecimento das cooperativas é essencial para o avanço da logística reversa no Brasil, tanto no aspecto ambiental quanto no social. Com a parceria formalizada, as entidades iniciam um ciclo de cooperação para aprimorar processos, ampliar resultados e valorizar o trabalho dos catadores.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

A Páscoa e o Jorge Amado

Era domingo de Páscoa. De um ano conturbado. Cheio de violências no mundo. Guerras e atrocidades. Enfim, algumas pessoas ainda lembravam de Deus. Um senhor com suas armas letais ameaçava

Leia mais »

 As abelhas cachaceiras

O quiosque praiano fervilhava de gente. Gente de toda espécie... nativos e visitantes. O sol, do alto, emanava energias em luz. Todos estavam satisfeitos com o clima daquele sábado. Gurias

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook