Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Saúde de Viamão recebeu premiação nacional. O trabalho “DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO HOSPITAL COLÔNIA ITAPUÃ: DE UM PORTAL SOMBRIO A UM SOLAR ILUMINADO”, ganhou o 2º Prêmio Conasems & FIOCRUZ, na Região Sul.
A premiação aconteceu na terça-feira, dia 18, dentro da 18ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”. O evento aconteceu no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia, durante a programação do XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O trabalho viamonense estava entre as 535 experiências de todo Brasil, selecionadas para concorrer aos prêmios.
“Em 6 de janeiro de 2022, o prefeito e secretário da Saúde Professor Bonatto assinou o convênio com o Estado para a desinstitucionalização dos 46 pacientes internos do Hospital Colônia de Itapuã. Naquele momento, Viamão estava abraçando para si o acolhimento das pessoas para que elas pudessem ter mais dignidade, qualidade de vida e cuidado em liberdade”, relembra a atual secretária Michele Galvão.
“O Serviço Residencial Terapêutico Solar foi inaugurado em outubro de 2022, sendo o primeiro acolher pacientes do Hospital Colônia Itapuã. Agora, estamos inaugurando o SRT Casa das Palmeiras, que vai abrigar mais 12 pessoas. O SRT Morada Itapuã está em construção e, gradativamente, todos terão sua casa em condições dignas e com muito respeito”, resume a supervisora da Saúde Mental, Vanessa Bettiol.
O prefeito Nilton Magalhães parabeniza a toda a equipe pelo inédito projeto: “Este novo olhar nos faz ver de forma diferenciada estas pessoas. Tira elas da condição de doentes e passam a ser verdadeiramente cidadãos, com autonomia, cidadania e dignidade!”.
Em 2022, o projeto que levou a vacinação da Covid-19 para as escolas também foi premiado no Congresso Nacional do Conasems.