Deputado Bonatto reforça importância da ETA de Itapuã para a população de Viamão

Bonatto visitou o andamento das obras da ETA Itapuã e reforçou que o projeto foi pensado para solucionar o problema histórico de falta de água em Viamão. foto por Ricardo Huttner

Após a população sofrer mais uma vez com a falta de água, o parlamentar destacou a importância da construção da nova estação de tratamento de água que está em construção

O deputado Professor Bonatto (PSDB) sobrevoou na manhã de quarta-feira (15) as regiões atingidas pelas enchentes em Viamão e Alvorada. Entre os locais, o parlamentar verificou a casa de bombas na estação de captação e tratamento de água em Alvorada, um dos locais alagados que foi atingido pelas chuvas e que gerou o desabastecimento para milhares de pessoas nos dois municípios.

“Primeiro fomos de barco até a casa de bombas para ver a situação. Agora sobrevoamos para verificar o que ainda precisa ser feito para normalizar o abastecimento. Foi preciso erguer um muro, isolar a casa de bombas, retirar toda a água, secar os equipamentos e outros processos para que assim voltasse a funcionar. O trabalho contou com mão de obra pesada, geradores, apoio da Prefeitura e foi ainda mais difícil em virtude do acesso por uma região alagada”, destacou, que realizou o sobrevoo junto com a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi.

A casa de bombas voltou a captar e bombear água no último final de semana, garantindo o abastecimento da comunidade. Bonatto também viu de perto o andamento das obras na Estação de Tratamento de Água de Itapuã, em Viamão. O projeto foi concebido justamente para garantir que a população de Viamão seja abastecida a partir de uma captação do município, com uma estrutura mais moderna e que não tenha riscos de ser paralisada quando chover.

“A catástrofe que o Rio Grande do Sul vive mostra a importância de modernizar e melhorar os nossos sistemas de abastecimento. Nesse sentido, desde 2013 trabalhamos para que a ETA Itapuã saia do papel e está saindo.Depois de cobrarmos muito da Corsan, o projeto está em execução e vamos seguir cobrando. Em um momento como esse podemos ver a importância desse trabalho e o impacto positivo que terá quando for entregue a população”, detalhou.

A construção da ETA foi estabelecida a partir do Plano Municipal de Saneamento, entregue à Corsan em 2014. A nova ETA captará água do Rio Guaíba, e após o tratamento será disponibilizada para o Sistema Integrado Alvorada – Viamão, que hoje é atendido exclusivamente pela ETA de Alvorada.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

O Farol

Indicava um lugar para orientar os navios. Um espaço no meio da praia.E muitas vezes na lembrança dos visitantes.Era quase quê como uma tela pintada por algum artista plástico sensível

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook