Após a população sofrer mais uma vez com a falta de água, o parlamentar destacou a importância da construção da nova estação de tratamento de água que está em construção
O deputado Professor Bonatto (PSDB) sobrevoou na manhã de quarta-feira (15) as regiões atingidas pelas enchentes em Viamão e Alvorada. Entre os locais, o parlamentar verificou a casa de bombas na estação de captação e tratamento de água em Alvorada, um dos locais alagados que foi atingido pelas chuvas e que gerou o desabastecimento para milhares de pessoas nos dois municípios.
“Primeiro fomos de barco até a casa de bombas para ver a situação. Agora sobrevoamos para verificar o que ainda precisa ser feito para normalizar o abastecimento. Foi preciso erguer um muro, isolar a casa de bombas, retirar toda a água, secar os equipamentos e outros processos para que assim voltasse a funcionar. O trabalho contou com mão de obra pesada, geradores, apoio da Prefeitura e foi ainda mais difícil em virtude do acesso por uma região alagada”, destacou, que realizou o sobrevoo junto com a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi.
A casa de bombas voltou a captar e bombear água no último final de semana, garantindo o abastecimento da comunidade. Bonatto também viu de perto o andamento das obras na Estação de Tratamento de Água de Itapuã, em Viamão. O projeto foi concebido justamente para garantir que a população de Viamão seja abastecida a partir de uma captação do município, com uma estrutura mais moderna e que não tenha riscos de ser paralisada quando chover.
“A catástrofe que o Rio Grande do Sul vive mostra a importância de modernizar e melhorar os nossos sistemas de abastecimento. Nesse sentido, desde 2013 trabalhamos para que a ETA Itapuã saia do papel e está saindo.Depois de cobrarmos muito da Corsan, o projeto está em execução e vamos seguir cobrando. Em um momento como esse podemos ver a importância desse trabalho e o impacto positivo que terá quando for entregue a população”, detalhou.
A construção da ETA foi estabelecida a partir do Plano Municipal de Saneamento, entregue à Corsan em 2014. A nova ETA captará água do Rio Guaíba, e após o tratamento será disponibilizada para o Sistema Integrado Alvorada – Viamão, que hoje é atendido exclusivamente pela ETA de Alvorada.





