Durante Feira Nacional da Reforma Agrária, Adão Pretto Filho defende produção de alimentos saudáveis e políticas públicas para o campo

Foto: Gabinete do deputado Adão Pretto/Divulgação

O deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) participou da V Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada entre os dias 8 e 11 de maio, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Em discurso para lideranças do movimento e o público, o parlamentar, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), defendeu o fortalecimento da reforma agrária no Brasil como estratégia fundamental para a produção de alimentos saudáveis e o desenvolvimento dos territórios rurais. “Onde há reforma agrária, há desenvolvimento econômico, social e produção de alimentos saudáveis”, afirmou o deputado, destacando a importância de políticas públicas que garantam o acesso à terra e estimulem a agricultura familiar.

A edição deste ano foi a maior já realizada, superando as expectativas com a oferta de 1.920 produtos. Entre eles, havia fitoterápicos feitos com plantas orgânicas, doces, sucos e polpas de frutas agroindustrializadas por cooperativas da reforma agrária de todas as regiões do país. Mais de 2 mil trabalhadores Sem Terra, vindos dos 24 estados brasileiros, participaram da programação. Além da comercialização de alimentos, a feira teve caráter político e solidário. Um dos destaques foi o ato “MST Cultivando a Solidariedade”, que resultou na doação de 25 toneladas de alimentos para organizações populares de São Paulo. Somando os excedentes do evento, o total de doações chegou a 40 toneladas, destinadas às entidades que atuam no combate à fome.

A diversidade e a força do cooperativismo popular foram representadas por 180 cooperativas de todo o Brasil, com destaque para a expressiva participação de expositores do Rio Grande do Sul. A feira também contou com a presença de autoridades públicas, como o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, além de ministros, parlamentares e representantes de movimentos sociais. No evento, o líder do MST, João Pedro Stedile, reafirmou o compromisso do movimento com a causa ambiental. “Hoje, a luta pela reforma agrária está ligada à produção de comida saudável e à defesa da natureza”, afirmou. Uma das principais bandeiras atuais do MST é a agroecologia.

Importante

Nesse sentido, Adão Pretto Filho é autor da lei que criou a Política Estadual de Fomento à Agricultura Regenerativa, Biológica e Sustentável no Rio Grande do Sul. Sancionada em 2024, a legislação prevê incentivos para agricultores que adotem o uso de bioinsumos no lugar de agrotóxicos. “Está comprovado que quem usa bioinsumos tem maior produtividade na lavoura. E mais: esse modelo respeita o meio ambiente e preserva a saúde do agricultor”, concluiu o deputado.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Caminhante

Seguia feliz com os olhos sempre abertos. Em outras oportunidades até fechava os olhos para não ver as bárbaries do mundo. Que eram muitas. Crianças ,mulheres e idosas eram frequentemente

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook