Em 2018, o município de Viamão assumiu o compromisso de mudar a realidade da aprendizagem, implantando o sistema estruturado de ensino que tem foco total na aprendizagem dos alunos e gestão baseada em monitoramento de indicadores que permitem correções de processos garantindo melhor desempenho dos alunos.
O prefeito, André Pacheco, destaca que, numa administração, a educação se destaca das demais pastas por ter o poder de transformar a sociedade. "Como gestor, elegi a educação como prioridade e, neste sentido, tenho certeza de que este processo, de acompanhar os resultados e o desempenho de cada criança, permite que façamos correções no percurso para garantir ensino de qualidade para nossos alunos. A gestão pública se qualifica quando é norteada por evidências."
Os indicadores do 1° bimestre
Os principais resultados do 1º bimestre foram:
- Os estudantes do 1° ano obtiveram índice semelhante aos constatado em agosto de 2018 na avaliação de leitura;
- De cada 100 alunos, 27 já estão alfabetizados;
- Em dezembro de 2018, 64% dos alunos tinham compreensão de matemática. No primeiro bimestre de 2019 este indicador já está em 63%;
- Na disciplina de ciências, 89% dos alunos estão cumprindo os requisitos mínimos de aprendizagem;
- Houve uma melhora de frequência escolar, com redução de 10% no número de faltas.
A gestora do Projeto Acorde, co-financiadora do projeto, Márcia Leal, aponta que Viamão está dando exemplo com um sistema de ensino que tem conteúdo, plano de trabalho, grade de progresso e indicadores que podem ser reavaliados a qualquer tempo. Para ela, o destaque maior é a frequência escolar que está intimamente ligada ao aprendizado.
– Fazer a gestão do ensino e aprendizagem nos dá segurança para avançarmos no tempo certo de cada aluno, para que todos cheguem juntos no final do processo – afirma Márcia.
O futuro da educação em Viamão
O Secretário de Educação Carlos Bennech aponta que diante dos resultados iniciais, algumas medidas de correção serão implantadas: oferta de dois professores para facilitar a didática nas escolas às turmas de 3º e 4º anos; suporte às escolas que possuem problemas com frequência escolar; e, reorganização do cronograma para recuperação de alunos que estão com dificuldade de acompanhamento das lições.
– Estamos caminhando na direção certa. Ao aprenderem a ler e a escrever as crianças ganham autonomia e se desenvolvem. Hoje, Viamão já faz a diferença em relação ao ensino público comparado ao resto do Brasil – enfatiza o Secretário de Educação Carlos Bennech.
Em 2019, mais de 15 mil alunos estão sendo beneficiados pela metodologia de Ensino Estruturado. Segundo André Pacheco, a gestão municipal pretende potencializar o desenvolvimento dos estudantes e fortalecer as escolas públicas como espaço de formação de qualidade:
– Por essa razão, esta metodologia, com base em indicadores, se apresenta como uma estratégia capaz de mudar os dados, qualificar a educação centrada na criança e evitar que os alunos cheguem ao 3º ano sem estarem alfabetizados – finaliza o prefeito.