O Aeródromo de Viamão contará com uma empresa especializada em serviços aeronáuticos. É a primeira do segmento no espaço, localizado na região de Águas Claras. A assinatura do contrato com a empresa Drawanz Manutenção de Aeronaves foi realizada no final de fevereiro, e a previsão dos investidores é iniciar operações ainda neste ano. O ato contou com a presença do prefeito Russinho, autoridades políticas e esportistas, que puderam conhecer o espaço.
Polo aéreo em Viamão
Conforme os administradores do Aeródromo, este é o primeiro passo para a formação de um polo aeronáutico pioneiro no Rio Grande do Sul, ofertando comércio de serviços variados, fabricação de peças e transporte de passageiros, fomentando o turismo em Viamão através de voos panorâmicos e esportes aéreos. A criação de local de convivência também está prevista.
O piloto e empreendedor Ondino Dutra, um dos responsáveis pelo empreendimento, afirma que a nova parceira, a Drawanz, é "a primeira de muitas que virão para o complexo", e espera gerar mais de 500 empregos diretos em longo prazo. Na sessão plenária da Câmara de Vereadores, em 20 de fevereiro, Dutra e o empresário Márcio Sanchez utilizaram a tribuna popular do Legislativo para apresentação do projeto.
Segundo a Câmara, um projeto de lei, que será encaminhado para análise dos vereadores nos próximos dias, pretende instituir o Programa de Desenvolvimento do Setor Aeronáutico e de Defesa de Viamão (VIAMAOAERO), concedendo incentivos para a instalação empresas aeronáuticas no município.
Já em serviço, o aeródromo fica em uma área de 30 hectares, em Águas Claras, próximo do centro de Viamão e distante a apenas 30 quilômetros de Porto Alegre. Possui pista de pouso e decolagem destinada à aeronaves de pequeno e médio porte e conta com a capacidade de operação noturna, um dos poucos do nosso Estado.
Sobre o Aeródromo:
– Possui Licença de Operação (LO) emitida pela FEPAM, órgão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul e Homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
– O designativo do Aeródromo é SIUA. A pista tem 450 metros de comprimento e 20 metros de largura, possuindo uma área de escape adicional de 480 metros, totalizando 930 metros de comprimento.
– Possui homologação para operação visual (VFR) Diurna e Noturna, sendo o único aeródromo privado do estado com operação noturna.
– Está sendo implantado o sistema de acionamento da iluminação de pista, através do telefone ou a bordo da aeronave.