A Câmara Municipal de Viamão ficou lotada na noite de segunda-feira (20) durante o Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores (PT) do Vale do Gravataí. O evento reuniu militantes, lideranças comunitárias e parlamentares da região em um ato de fortalecimento da organização partidária e de mobilização para os desafios políticos do próximo período — especialmente em torno da reeleição do presidente Lula e da pré-candidatura de Edegar Pretto ao Palácio Piratini.
Entre as principais presenças estiveram o pré-candidato ao governo do Estado, Edegar Pretto, que morou em Viamão e estudou na Escola Walter Jobim, o deputado estadual viamonense Adão Pretto Filho, os vereadores Alex Boscaini e Borrega (PDT), além do presidente estadual do PT, deputado Valdeci Oliveira.
O encontro também contou com a participação de representantes de partidos aliados do campo popular e de esquerda, como Adriano Ricoldi, do PSOL, demonstrando unidade e diálogo em torno de um projeto comum para o Rio Grande do Sul.
Durante o evento, Edegar Pretto destacou o crescimento do PT nas últimas eleições e reafirmou o compromisso de seguir dialogando com o povo gaúcho:
“Na última eleição, quatro dias antes da votação, as pesquisas diziam que tínhamos 12% das intenções de voto. No domingo, conquistamos 27%, mais de 1,7 milhão de votos. Faltaram pouco mais de dois mil votos para derrotarmos Eduardo Leite. E se depender da nossa militância e do campo popular, nós vamos voltar a governar o nosso estado e entrar pela porta da frente do Palácio Piratini”, afirmou.
O encontro encerrou em clima de entusiasmo, com aplausos e palavras de ordem, marcando mais um passo na construção coletiva do projeto do PT para o Rio Grande do Sul.
O deputado Adão Pretto Filho, único parlamentar viamonense de esquerda, reforçou a importância da unidade do campo progressista:
“Com o partido unificado para as eleições de 2026 e um palanque forte para o presidente Lula, a vitória do meu irmão Edegar no Estado é um caminho natural”, afirmou o parlamentar.





