Engenheiro Nilton Magalhães toma posse como prefeito de Viamão

O prefeito de Viamão, Prof. Valdir Bonatto (PSDB),oficializou neste sábado (02) que deixa o cargo para disputar as eleições de 2022 como candidato a deputado estadual. Bonatto deixou a prefeitura na data de hoje, com pronunciamento feito no Estádio Edgar Leitão Teixeira (Campo do Tamoio), com a presença de políticos e demais lideranças. 

A transmissão do cargo, para o então vice-prefeito, Nilton Magalhães (PSDB), aconteceu na Câmara Municipal de Viamão, no Plenário Tapir Rocha. 

Foto: Natássia Ferreira | Autoridades compõe a mesa para a transmissão de cargo

O evento teve a presença do ex-prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. Autoridades da cidade de Viamão, secretários municipais do município e vereadores desta Casa Legislativa. 

Em seu pronunciamento, Prof. Bonatto agradeceu a unidade que foi criada em seu mandato, onde foi possível construir uma base sólida de trabalho com foco no cuidado das pessoas. 

“Assumir a cidade num momento muito difícil como nós assumimos, foi um grande desafio. Não medimos esforços para alavancar o desenvolvimento da cidade, sempre como foco na geração de emprego e renda”, diz o ex-prefeito de Viamão. 

Determinado a continuar zelando pela cidade, Bonatto frisou que “não está abandonando a cidade”, e que está dentro de um “projeto grandioso”, destacando que esse é o momento de “colocar o pé na estrada”. 

“Para finalizar quero agradecer essa rica terra que me acolheu, foi aqui que construí tudo que tenho, constituí minha família, conquistei meus objetivos. Digo que é um momento decisivo para mim, não foi nada fácil, no entanto essa terra merece mais o que estamos lhe dando. Meu coração comunga com o coração de cada um de vocês, meus sentimentos são os melhores para cada um de vocês. Quero fazer uma boa luta, e afirmar que estou lutando e continuarei lutando e defendendo os interesses de vocês”, explanou Valdir Bonatto. 

Foto: Natássia Ferreira | Professor Valdir Bonatto em seu discurso de despedida

O novo prefeito de Viamão Nilton Magalhães, abriu seu discurso de posse agradecendo aos pais por terem lhe ensinado os melhores princípios,que foram fundamentais para a formação do seu caráter. Além disso, o chefe do executivo estimou os melhores votos para Valdir Bonatto, agradecendo também pela oportunidade de, juntos, terem feito, grandes obras e investimentos para Viamão. 

Foto: Natássia Ferreira | O discurso do novo prefeito de Viamão

“Nesses 15 meses foram de grande desafios e grande prazer conduzir essa cidade ao lado do Professor Bonatto. Uma cidade vivendo um pós-pandemia, com grandes déficits na educação, saúde. E hoje, passado esse período mais crítico, receber Viamão como o Bonatto tanto se dedicou, para proporcionar melhorias a médio e longo prazo, é um verdadeiro legado”, afirmou Nilton. 

O presidente da Câmara Municipal de Viamão, Prof. Igor Bernardes- PL, desejou sucesso ao novo prefeito, e sorte em sua nova jornada ao ex-prefeito, Bonatto. 

“Queremos agradecer a dedicação nesses 15 meses à frente do comando da prefeitura, da cidade e, tenho certeza, que falo em nome dos 21 vereadores, que a despeito de qualquer diferença política, mas todos nós sabemos que quando alguém se coloca à disposição de concorrer a um cargo público e assume o comando de uma cidade está fazendo o melhor das boas intenções possíveis”, diz o chefe do legislativo. 

Prof. Igor finalizou desejando sorte ao ex-prefeito, e se colocou à disposição do atual prefeito, Engenheiro Nilton Magalhães. 

“Para o Nilton quero dizer que será um prazer continuar nesse projeto”, concluiu. 

PERFIS

Valdir Bonatto, 61 anos, é natural de Xanxerê, Santa Catarina. Atualmente, além de chefe do executivo, estava à frente da Secretaria de Saúde do município de Viamão. Nas últimas eleições municipais, com a coligação “Um Novo Tempo Para Viamão”, Bonatto fez 23.957, ganhando a disputa. 

Já o Engenheiro Nilton (Nilton José Sica Magalhães), de 59 anos, é natural de Porto Alegre. Ao lado de Valdir Bonatto, esteve à frente de diversas obras de melhorias de infraestrutura na cidade. 

Foto: Natássia Ferreira | Engenheiro Nilton Magalhães é empossado novo prefeito de Viamão

PROJETOS DE DESTAQUE PARA VIAMÃO

Na última quinta-feira (01), em sessão plenária, o prefeito Valdir Bonatto, anunciou mais um pacote de projetos que visam fomentar a geração de emprego e renda na cidade.  As proposições têm foco na retomada da economia do município, dentre eles destacam-se o reajuste de 24,31% para o magistério, previsto na Lei Municipal n.º 5143/2021, o percentual de 8,93% ao Piso Nacional do Magistério, totalizando o percentual de 33,24%, aprovado na última quinta-feira (31).

O prefeito reajusta os valores das tarifas de ônibus municipais, tanto da bacia urbana quanto na rural, um primeiro anúncio foi feito em agosto de 2021, agora, 2022, o valor foi ajustado novamente, por exemplo, passará de R $4,50 para R $4,25, na área urbana e  R$ 5,78 na área rural.  O novo valor passa a valer a partir do dia 11 de abril. 

Foto: Natássia Ferreira | Vereadores e público externo prestigiaram o evento

Ainda destacam-se os incentivos no transporte público. Em agosto de 2021 o prefeito apresentou projeto de lei que autoriza conceder subsídio extraordinário ao sistema público de transporte coletivo municipal, na Bacia Urbana e da Bacia Rural, de modo a compensar o déficit provocado pela queda de demanda e elevação dos custos decorrentes do estado de calamidade pública, gerado pela pandemia da Covid-19 e suas regulamentações, que limitam a quantidade de passageiros nos ônibus do sistema.

Foto: Natássia Ferreira | Parlamentares em evento de transmissão de cargo nesta manhã

O investimento de R $11 milhões destinados para obras no parque Saint Hilaire, com foco no desenvolvimento do turismo no local, bem como a cedência de parte da área pela prefeitura de Porto Alegre para a cidade de Viamão, foi destacado por Bonatto, também na última quinta-feira (31).

Além de projetos que visam fomentar a economia da cidade, Bonatto destacou seus esforços junto ao legislativo viamonense frente ao combate da pandemia de covid-19, onde foram investidos recursos a fim de minimizar os impactos da doença frente à sociedade. 

Na educação, a prefeitura investiu em novas escolas, kit de merenda escolar, equipamentos para os professores. 

O atual prefeito finalizou afirmando que “honrará sua trajetória politica”, além de reiterar seu compromisso com o povo de Viamão.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook