Que as redes sociais encurtam as distâncias e aproximam as pessoas, todo mundo já sabe. Também são nas redes sociais que as pessoas se encontram, fazem novos amigos e se agregam para lutar contra os problemas sociais. Foi assim que a professora de português Lisiane Corrêa, das turmas do 6º e 8º anos, da EMEF Jardim Outeiral, conheceu o cantor Lumi, que está nesta edição do “The Voice Brasil”. Lisiane criou o projeto “Desvendando os Problemas Sociais #rolezinhoeducativo”, em 2013. O projeto tem por objetivo tornar o aluno protagonista de seu conhecimento, conduzir a discussão sobre os problemas existentes no cotidiano, conscientizar, promover a diversidade e os direitos humanos, aproximando os alunos, a escola e a comunidade.
Na terça-feira (29), Lumi foi até a Jardim Outeiral para conhecer o projeto de Inovação através da Música. O cantor conversou com os alunos dos 6º e 8º anos e cantou para todos os alunos e professores. Mais do que isso, Lumi encantou a todos com sua simplicidade. Ele é Nigeriano e mora em Porto Alegre há 11 anos. É formado em engenharia mecânica, pela UFRGS, mas conta que sua paixão é a música.
— Cheguei aqui sem falar nada em português. Fiz um curso de nove meses e depois fiz faculdade. Aprendi muitas técnicas assistindo vídeos no YouTube e trabalhei minha voz. Comecei a fazer shows pelo país, com músicas cover e estou gravando meu primeiro CD com músicas de minha autoria.
Lumi também respondeu às perguntas dos estudantes. Disse que ele e seus amigos queriam melhorar de vida e ter um futuro e escolheram o Brasil para se aventurarem. O país foi escolhido por ter futebol, carnaval e praias. Quanto à entrada no “The Voice”, Lumi diz que foi um sonho e que hoje está abrindo muitas oportunidades.
— É uma sensação indescritível. Uma mistura de emoção com nervosismo, pois não é uma simples apresentação e sim uma avaliação pelos cantores.
Lumi conta que estava no time de Claudia Leite e que foi salvo por Carlinhos Brown:
— Fiquei meia-hora chorando, um choro de muita emoção — finaliza.
Sua próxima apresentação no “The Voice” será dia 8 de dezembro, quando vai precisar dos votos do público.
O cantor, depois de autografar cadernos e camisetas, cantou para todos os alunos e professores, botando a escola toda para dançar no estilo reggae e soul music. Muitos pedidos de selfies e mais ritmos surgiram. A atividade aconteceu nos dois turnos, para contemplar todos os alunos. As assessoras pedagógicas da Secretaria de Educação, Karin Lucrécio e Maria de Lourdes Bondan participaram do encontro.
Confira uma das participações de Lumi no programa The Voice Brasil: