O mundo está mergulhado numa hipocrisia que atravessou eras desde os tempos antigos. Sempre existiu a maldade, a perversidade, a humilhação, o desapego, o medo, a covardia, os anseios entre outros temores impostos sempre por alguém que detém o poder. Mas para tudo isso existe a bondade que, de alguma forma, está sempre ali lado ao lado de todas essas citações e como se, por milagre, mesmo tantas vidas destruídas, ela sobrevive e ainda consegue salvar muitos dos que ali necessitam.
Ao longo da história nos deparamos com coisas bizarras, genocídios em massa, impérios caíram em nome de falsos deuses ou falsos salvadores. Vidas são devastadas a cada minuto que passa e isso continua. Hoje em dia ainda é podemos observar que, através da fé, é possível dominar e doutrinar pessoas que necessitam de uma base para se guiar. Não estou falando de uma religião em si e sim da maioria delas que mesmo falando em "compaixão" e "amor" ao "próximo" impõe drasticamente sua cultura a qual quem não segue se torna uma ameaça aos demais que acreditam naquele ser superior.
Pessoas são exploradas diariamente por suas igrejas ou templos. Somos chamados de "rebanho". Mas quem seria o "salvador"? Aquele que aponta o dedo para tudo que é diferente ao que ele acredita?! Deus é amor! É compaixão! É você ser humilde e se colocar no lugar do outro. Quando vejo alguém usar a religião como meio de se sobrepor diante de alguma coisa que almeja ali não está nem a palavra e nem o sentimento de Deus. Ali está apenas uma pessoa que necessita roubar algo de você e que usará os seus ensinamentos de forma incorreta, mas que possa ganhar algo com isso.
Vivemos em um país com estado laico mas que o cristianismo é a religião dominante há muitos anos. Hoje igrejas de diversas religiões se erguem dia após dia numa luta constante. E não me refiro a luta do bem contra o mal mas a luta do dinheiro, do poder e da doutrinação. É hora de abrirmos o nosso coração e elevar a alma. Talvez tudo o que esteja acontecendo hoje seja uma forma da natureza dizer BASTA! CHEGA! Olhem o que vocês estão fazendo a mim e a todos vocês? Destruindo-me vocês automaticamente se destroem.
Quanto mais deveremos perder para aprender que Deus está dentro de cada um de nós. Em tempos modernos onde a palavra EMPATIA está em moda, possamos tirar ela do modismo e praticá-la. Afinal uma sociedade só muda quando conseguimos olhar para o outro como Irmão, NOSSOS DESEJOS INDIVIDUAIS AINDA SE SOBREPÕE SOBRE OGRANDE GRUPO.
*As publicações nos espaços de opinião são responsabilidades de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Diário de Viamão.