Seguindo a mesma linha de Gravataí, que teve confirmada nesta segunda-feira (17), a vinda de até 40 PMs para reforçar a segurança da cidade, Viamão deve também anunciar reforços nos próximos dias. As informações ainda não são oficiais e o número definitivo de soldados será conhecido após as formaturas.
Na próxima quarta-feira (19), às 14h, acontece a formatura da turma que fez o curso na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) de Osório, no Parque Luiz Osório. Na quinta-feira (20), está programada a formatura da turma da EsFES de Montenegro. E, na sexta-feira (21), a da turma de Porto Alegre e Canoas. Ambas serão às 11h, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre.
Conforme o governador José Ivo Sartori anunciou há duas semanas, os novos policiais vão se concentrar, em sua maioria, em Porto Alegre e na Região Metropolitana, onde há índices mais expressivos de criminalidade. A definição sobre os locais onde cada soldado vai atuar passa pela análise dos dados sobre crimes no Rio Grande do Sul.
O comando do 18º BPM não informou qual é o efetivo que o município dispõe atualmente. Gravataí, por exemplo, sobrevive atualmente com apenas 25 PMs por turno para policiar 463,5 km² de território.