Com mais de 62 mil visitantes e 458 expositores, serviços e equipamentos para o varejo, a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2022 encerrou às 21h desta quinta-feira (25), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, atingindo números recordes de público e de negócios. Os resultados positivos foram puxados pelo clima de retomada do evento, que voltou a ocorrer presencialmente três anos após a última edição, e pela diversificação do perfil visitante, majoritariamente varejista. Durante os três dias de feira, o volume de negócios transacionados chegou à casa dos R$ 581 milhões, valor que deverá ser triplicado com as negociações iniciadas no evento e concretizadas nas semanas seguintes, segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados – Agas, Antônio Cesa Longo.
Ao todo, 7,1 mil empresas registraram inscrições para o evento. Do total de visitantes, 81% foram varejistas, sobretudo oriundos do ramo de supermercados – mas também representantes de bares, hotéis, farmácias, lojas de conveniências restaurantes e outros ramos do comércio. “A Expoagas é, acima de tudo, um grande centro de oportunidades, e por isso garantimos gratuidade a todo o setor varejista nas pré-inscrições. Somos favoráveis à liberdade de mercado e a garantir o poder de escolha aos consumidores. Por isso, assim como estamos abrindo os fornecedores dos supermercados às farmácias há muitos anos, queremos a igualdade de podermos comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, como Olina, sal de frutas e antigripais, em nossas lojas”, comenta o presidente da Associação.
Oriundos de 23 estados brasileiros e de 12 países, os 62 mil visitantes – maior público da história do evento – percorreram os pavilhões da feira em busca de oportunidades comerciais, novos relacionamentos, melhores condições de pagamento e novidades. Ao todo, cerca de 700 produtos e equipamentos foram lançados oficialmente na Expoagas 2022.
O que a coluna do Diário de Viamão encontrou de novidades
Sem dúvidas, os estandes mais movimentos foram os do setor de limpeza. Trazendo produtos potentes, algumas marcas, até desconhecidas do público metropolitano chamaram a atenção pela eficiência dos limpadores e detergentes líquidos.
Foi o caso da Nelly. A indústria de Caxias do Sul é cinquentenária na fabricação de produtos de limpeza e contratou um perfumista exclusivo e premiado para criar as essências. Nada mal, não é mesmo? Um dos diferenciais do detergente para louças é que ele é um super removedor de gorduras, não usando a formação de espuma como marketing.
A Girando Sol, outra gigante gaúcha do setor, estava divulgando em seu estande, entre outros produtos, o amaciante da marca. Segundo a empresa, o amaciante diluído, composto por sete fragrâncias, tem a moderna tecnologia de “cápsulas ativas”, que deixa as roupas com a sensação de cheirosa por muito mais tempo. Elas estão disponíveis em versão hipoalergênica, livre de corantes, livre de fosfatos e não testada em animais.
Na parte tecnológica, um dos destaques foi a Prosegur Cash. Trata-se de um cofre inteligente para os varejistas, onde o cliente insere o dinheiro, e dependendo do plano contratado com a empresa, o valor já cai automaticamente em conta bancária, mesmo antes do recolhimento do numerário.