Arrecadação de Maio mantém curva de crescimento
Hoje, temos boas notícias para todos os brasileiros.
Agora no mês de Maio de 2021, o valor total da arrecadação de receitas federais chegou a R$ 142 bilhões. Esse valor representa um acréscimo de 69% em relação a Maio do ano passado.
E eu estou falando de crescimento real, crescimento já descontada a inflação, que é calculada pelo IPCA.
No acumulado do ano, de janeiro a maio de 2021, a arrecadação foi de 744 bilhões, ou seja, 21% a mais do que no mesmo período do ano passado. Esse é o melhor desempenho arrecadatório que o país tem desde o ano 2000. Recorde, absoluto.
Agora, o que isso significa, na prática, para você?
Tudo isso que eu enumerei aqui é dinheiro público. É dinheiro que vai financiar os serviços básicos que todo mundo precisa, em todo o Brasil.
Só com a diferença entre os valores do mês de Maio deste ano e Maio do ano passado, por exemplo, dá para manter o Auxílio Emergencial por quase três meses ou comprar milhões vacinas contra a Covid-19.
E tem uma coisa ainda mais importante aqui, que eu preciso dizer.
As causas desse crescimento não passam por aumento de impostos. Uma delas, uma das principais, foi a disparada do comércio eletrônico.
O volume de vendas pela internet hoje é 153% maior do que era antes da pandemia, e cresce a cada dia.
Acontece que as operações comerciais NA INTERNET são monitoradas em tempo real pela Receita Federal. E por isso, fica mais difícil sonegar impostos.
Quando a sonegação diminui, quem ganha é você, o cidadão honesto que carrega nos ombros o peso criado pelos sonegadores.
Sim, porque o sonegador é um sujeito que usa serviços públicos, mas não paga por eles. E aí, o custo acaba recaindo sobre os outros.
Os sonegadores, os contrabandistas, os perpetradores de crimes fiscais e aduaneiros agem como parasitas da sociedade, que é mantida por aqueles que trabalham e pagam impostos.
Por isso, quando a evasão fiscal cai, a carga que cada um carrega fica mais leve, a arrecadação sobe sem parar, os serviços públicos melhoram, e o país cresce.
Rio Grande do Sul
No RS, o total da arrecadação de receitas federais em Maio de 2021 foi de 6,5 bilhões de reais. O valor é 102,2% maior do que o montante de Maio de 2020. Descontada a correção pelo IPCA, o crescimento real foi de 87,1%.
Destacam-se aqui o IRPJ (com um crescimento de 110,5% na comparação com maio passado), o PIS/PASEP (crescimento de 161%), o COFINS (138%), e o IRPF (que, por conta do fim do prazo da declaração, teve uma arrecadação 1000% maior do que a de maio de 2020).
O Rio Grande do Sul contribuiu com 4,76% do bolo arrecadatório de todo o Brasil neste mês.