Localizada no município de Viamão, a Fazenda Quinta da Estância é a primeira fazenda de turismo a neutralizar todas as emissões diretas e indiretas no Brasil, o projeto de sustentabilidade iniciou em 2007. De lá pra cá, as belas paisagens se tornaram referência para eventos de final de ano de grandes empresas. As confraternizações conciliam a diversão dos colaboradores com os devidos cuidados com o meio ambiente e o planeta. Isso porque a Fazenda Quinta da Estância oferece diversas opções sustentáveis para eventos empresariais.
– Todos os eventos realizados na Fazenda são livres de emissões de carbono, nós calculamos as emissões diretas e indiretas, abrangendo desde o deslocamento dos convidados, quanto das atividades, passando pelos gastos com energia elétrica, gás de cozinha, carvão, entre outros e a neutralização é realizada através do plantio de árvores. Ao final, entregamos um certificado de evento carbon free – explica o diretor do local, Rafael Goelzer.
A Festa do Hospital Moinhos de Vento em comemoração ao Dia da Família foi organizada pela Ana Paula Carneiro, diretora do Blue Mint eventos e experiências. A confraternização ocorreu no mês outubro e contou com a presença de 2.500 pessoas. Para Ana Paula, a fazenda foi escolhida por três motivos: natura, proximidade e estrutura.
– A Quinta da Estância é um lugar especial, com energia e luz próprias. A alimentação e o atendimento são especiais. Sentimos que há uma conexão muito forte e percebemos a atenção e o carinho em todos os funcionários. É como se fossemos da família – conta a diretora do Blue Mint eventos e experiências.
A fazenda possui diversas opções de salões e atividades, podendo incluir também trilha ecológica multiacessível para grupos de pessoas com deficiência ou com baixa mobilidade, contato com animais silvestres, exóticos e domésticos. Também há uma parceria com a associação de recicladores local que recolhe o resíduo seco gerando renda e fomentando o empreendedorismo em comunidades em vulnerabilidade. Após a realização da festa, ficou claro que a Quinta da Estância consegue entregar a natureza sem ficar muito distante da capital e da Grande Porto Alegre.
– Foram muitos feedbacks espontâneos encaminhados pelo portal de comunicação interno. Os funcionários acharam a experiência muito importante; dos relatos afirmavam que a energia do local era muito boa e que foi um dia diferenciando na vida deles. 80% das atividades foram oferecidas pela quinta – afirma Ana Paula Carneiro.
Dentro das atividades de lazer e projetos de sustentabilidade, a Fazenda oferece monitoria específica em Libras para atender pessoas com deficiência auditiva.
– Para nós, a acessibilidade vai muito além de rampas e corrimões. Todos os anos fazemos visitas de campo a outros países para ver o que vem sendo feito neste sentido por lá e replicamos aqui para oferecer realmente uma experiência completa aos nossos visitantes com necessidades especiais – afirma o diretor Rafael Goelzer.





