A Guarda Municipal de Viamão realizou, na quinta-feira, dia 23 de maio, a formatura da mais uma turma do Curso de Formação, marcando mais um avanço na consolidação da segurança pública municipal
A terceira turma de guardas municipais de Viamão iniciou a formação no dia 17 de março com 27 alunos, e concluiu o curso com 25 novos guardas aptos a integrar o efetivo da corporação. Com essa formatura, a Guarda Municipal passa a contar com 115 guardas municipais ativos, ampliando a capacidade de atendimento e reforçando o compromisso com a proteção dos cidadãos viamonenses. Durante os 61 dias de formação intensiva, os alunos cumpriram uma carga horária total de 611 horas-aula, com instruções teóricas e práticas.
Antes da incorporação da nova turma, o efetivo contava com 89 guardas que atuam em diversas frentes de proteção e apoio à comunidade. Entre os destaques da corporação estão os grupamentos especializados, como a Patrulha de Proteção à Mulher, que atua em parceria com o Centro de Referência à Mulher, e a Patrulha Escolar, presente nas 78 escolas municipais e demais prédios da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, faz o patrulhamento e proteção em praças, espaços públicos, no Lago Tarumã, no Parque Saint’Hilaire e em outros pontos estratégicos da cidade, promovendo segurança para moradores, trabalhadores e visitantes.
A formatura da terceira turma simboliza o comprometimento da Prefeitura com a valorização da segurança pública, o investimento em formação profissional de excelência e a promoção de uma cidade mais segura e acolhedora para todos. "A secretaria da Segurança criada recentemente demonstra a toda cidade o nosso compromisso com a segurança do nosso município. Uma cidade que deseja se desenvolver e crescer precisa, antes de tudo, oferecer segurança aos seus moradores", destacou o prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), no ato da formatura.








