Futuro vereador prega planejamento estratégico

Igor, do PPS, critica modelo que permite à cidade crescer de forma desordenada. Fotos: Arquivo pessoal/DV

Outro vereador que vai desembarcar pela primeira na Câmara de Viamão é o professor Igor Bernardes de Oliveira, eleito em 2 de outubro passado com 736 votos pelo PPS.

Natural do vizinho município de Alvorada, Igor Bernardes dá aulas em Viamão desde maio de 2005, e mora no município desde fevereiro do ano passado.

Com 34 anos (completa 35 no próximo dia 30), o vereador eleito é graduado em Ciências e Matemática, casado com Michele Pagliarini desde 2006 e não tem filhos.

Nesta conversa com o DV, Igor considera que um dos principais problemas do município é, justamente, a falta de planejamento de médio e longo prazo.

 

Confira o que Igor Bernardes – terceiro entrevistado do perfil dos futuros vereadores – disse ao Diário de Viamão:

 

Qual sua principal bandeira de luta na próxima Legislatura? Por quê?

Construímos nossas propostas com base em três bandeiras. A educação, não só por ser minha área de origem e de coração, mas pelo papel fundamental na vida das pessoas. A qualificação na política e na gestão pública, pauta que tenho defendido constantemente por entender que não há mais espaço para amadorismo e apadrinhamento.

— Precisamos de atuação competente, seja no Executivo ou no Legislativo. É preciso compreender o funcionamento da máquina pública e o conjunto complexo de leis que hoje norteia a atuação dos poderes para, só assim, podermos de fato alcançar metas, objetivos e resultados em favor das pessoas e da melhoria da qualidade de vida.

— E a terceira, os direitos dos animais, uma pauta que tem crescido e se difundido em muitos grupos e que compôs meu conjunto de propostas e será contemplada por uma identificação sincera e pela necessidade real de se discutir o assunto, não apenas na cidade.

Além desta “bandeira”, qual o principal problema que vê em Viamão? Por quê?

Acredito que um dos principais problemas da cidade é resultado de um vício político do Brasil, o imediatismo nas ações políticas, ou seja, falta de planejamento de médio e longo prazo.

A maioria dos governos sempre priorizou políticas públicas nas quais os frutos pudessem ser colhidos dentro da própria gestão. Esses modelos de governo criaram uma cidade que cresceu de forma desordenada, acumulando problemas como a falta de empregos, de infraestrutura básica, transporte e assim por diante.

— O PPS se identificou com o projeto da Mudança de Verdade por reconhecer essa preocupação com o futuro da cidade. O governo atual opera sobre um projeto de médio e longo prazo, mas com os pés no presente, na realidade da cidade, e por isso somos parceiros dessa construção.

 

O que você pensa sobre:

A saúde pública no município?

A saúde é um dos problemas mais sérios e mais difíceis de serem solucionados em Viamão e no resto do Brasil. No comparativo com cidades próximas tivemos avanços importantes, e o plano de governo que saiu vitorioso no dia 2 de outubro nos dá um cenário otimista.

— Todavia, mesmo estando confiante de que iremos avançar muito mais nos próximos anos, sei que o atendimento ainda está longe do que as pessoas precisam e isso nos coloca no compromisso de trabalhar muito para corrigir essas deficiências.

O transporte público coletivo municipal?

— A Câmara de Vereadores e a Prefeitura terão de se unir nos próximos quatro anos para encontrar uma solução para transporte público na cidade.

— O que a nossa gente vivencia dentro dos coletivos não é digno. As pessoas pagam caro para serem transportados em péssimas condições.

— Nas bastassem as condições precárias em que os passageiros são transportados, o custo no preço na tarifa inviabiliza muitas contratações, agravando ainda mais o desemprego na cidade.

A educação na rede pública municipal?

Acredito que eu tenha sido o único professor eleito, na cidade. Vou trazer para mim uma carga extra de responsabilidade ao cuidar e fiscalizar a educação em Viamão.

— Tenho convicção que vamos avançar muito nos próximos quatro anos. O cenário atual é positivo, a maioria das escolas recebeu melhorias estruturais, os alunos possuem uniformes, e a Secretaria de Educação é atuante.

— Viamão andou na contramão da crise, e enquanto a maioria das cidades vive o endividamento, atraso de salários e outros problemas comuns aos municípios pobres, nós contabilizamos muitos avanços.

A segurança no município?

Creio que a segurança pública foi uma das principais pautas de campanha no país inteiro. É um tema tormentoso para todas as cidades, visto que parcela importante da responsabilidade sobre segurança fica a cargo do Estado e da União.

— Viamão sempre teve seus focos de maior violência, e hoje os números são expressivos e a resposta é mais do que óbvia: a segurança vai mal.

— A próxima legislatura vai contar com boa diversidade de siglas partidárias, muitas com participação nos governos estadual e federal. Devemos usar estas relações políticas para buscar apoio nas demandas da cidade.

A infraestrutura urbana de Viamão?

— Antes, comentei sobre o crescimento desordenado da cidade e a falta de planejamento em gestões anteriores. O resultado disso é uma infraestrutura precária.

— Mas o prognóstico é positivo. Se nos quatro anos do governo Bonatto foi possível proceder a quitação de grandes dívidas do passado e ainda assim avançar em pavimentação, asfalto, obras da região da Augusta (problema histórico da cidade) e outras, acredito que até 2020 teremos uma cidade muito melhor e com a possibilidade de continuar avançando.

 

PINGA-FOGO:

Gremista ou colorado?

— Gremista

 Suco ou cerveja?

— Suco

Música gaúcha ou sertanejo universitário?

— Sertanejo Universitário

Praia ou Serra?

— Serra

Cinema ou teatro?

— Cinema

Terno social ou roupa informal?

— Roupa Informal

Churrasco ou lasanha?

— Churrasco

Uber ou táxi?

—Uber

Facebook ou Instagram?

— Facebook

Futebol ou corridas?

— Futebol

Livro de cabeceira?

— 1822, de Laurentino Gomes

Música que não sai da cabeça?

— Aqui se faz, aqui se paga. Da banda Dhamer’s, de Viamão.

 

Uma frase que defina o seu jeito de ser e pensar!

 

“…Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos…”

Ouça a música "Aqui se faz aqui se paga", banda Dhamer's – que o vereador citou como uma de suas favoritas:

 

 

*Os perfis dos vereadores eleitos em 2016 estão sendo publicados pelo Diário de Viamão conforme as respostas, ao questionário já enviado a todos, estão chegando à redação.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook