Estrutura é adquirida por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Espaço tem 16 hectares e vai permitir a ampliação da oferta de cursos gratuitos no município, bem como a promoção de iniciativas em benefício da comunidade.
O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vai ter sua sede própria. Toda a estrutura do Tecnopuc Viamão, que hoje tem parte alugada e ocupada pelo campus, está em processo de aquisição pelo governo federal, por meio do MEC. A assinatura oficial da transferência ocorreu nesta segunda-feira dia 18 de novembro, com a presença de autoridades do MEC, IFRS e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), além de políticos e autoridades do município e da estrutura acadêmica do estado.
O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Júlio Xandro Heck, disse que com o novo espaço, “poderemos pensar na abertura de cursos, expansão do número de professores e técnicos, para que se possa oferecer cada vez mais para a cidade de Viamão e para a região”. Júlio afirmou que devido às dimensões do terreno e área construída, além das condições da estrutura, é possível oferecer mais do que ensino, pesquisa e extensão.
“O local poderá, no futuro, servir como espaço de inovação tecnológica. A expectativa é consolidar o IFRS como instituição que desenvolve projetos, tem incubadoras, pode atrair e captar recursos externos, ampliando a capacidade de ajudar as comunidades”, afirmou Xandro Heck. Já a diretora do campus, Maira Baé Baladão Vieira, disse que a aquisição da área pelo governo federal pode representar uma nova fase para o desenvolvimento do município.
Ela sustenta que a meta é, no curto prazo, dobrar o número de estudantes, chegando a 1,4 mil matrículas. “Os servidores, que já realizam inúmeras ações de extensão e pesquisa, terão como aprofundar a atuação de seus projetos com a disponibilidade deste espaço, trazendo os atores da comunidade para cada vez mais perto”, comentou a diretora.
As expectativas da conquista foram destacadas nas falas de autoridades e da comunidade acadêmica do IFRS. Representando os estudantes do campus, Antônia Goulart Santiago participou da mesa de autoridades e destacou a esperança por novas oportunidades. “Um espaço maior, salas de aulas mais amplas, laboratórios, um ginásio próprio, outros cursos… Eu me sinto muito feliz com esse lugar de cara nova e, principalmente, pela nossa acessibilidade”, discursou, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com tradução e interpretação. Antonia é surda e está no segundo ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio.
Representantes dos estudantes dos cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e do Programa Mulheres Mil ofertados pelo campus ocuparam ainda as tribunas de honra da cerimônia e uma apresentação cultural foi feita pelos alunos Bruno Rebello e Luiz Henrique Colloritti no início do evento.
Tiveram falas também o egresso Huli Zang, representando a comunidade de Viamão; e o secretário-geral adjunto do MEC, Gregório Grisa. A solenidade foi prestigiada ainda por outras autoridades do MEC, do IFRS e dos poderes legislativo e executivo, das esferas municipal, estadual e federal. Ao final, os presentes participaram de uma foto coletiva em frente ao prédio principal.
“Por meio de incubadoras, hotel de projetos e de um pólo de inovação, podemos fortalecer a interação entre a academia, setores produtivos, poder público e organizações da sociedade civil, promovendo pesquisas aplicadas e gerando tecnologias que contribuam para o desenvolvimento econômico e social da região de forma sustentável” – Lucas Coradini , pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e coordenador do GGI.
PARA SABER
- A área tem cerca de 34 mil metros quadrados construídos, em um terreno de aproximadamente 16 hectares, e se localiza na Rodovia Tapir Rocha, 7.000.
- Os recursos da negociação, que totalizam mais de R$ 42 milhões, são do MEC, sem utilização do orçamento do IFRS.
- A PUCRS atuou em Viamão desde o ano 2000 oferecendo cursos de graduação e, a partir de 2006 com a instalação do Tecnopuc Viamão.
- Em nota, a PUC-RS informou que o espaço do Tecnopuc Viamão está sendo transferido ao governo federal para potencializar a atuação do Instituto Federal de Educação (IFRS).
- O local, além de passar a ser uma estrutura própria da União para ampliar a oferta de ensino público gratuito e de qualidade, será usado para a criação de um polo de inovação.
- Com a mudança, a universidade ainda permanecerá ativa no local, com laboratório do Tecnopuc, colaborando no planejamento do uso do espaço e na criação do polo de inovação do IFRS.
- O governo federal está implementando o crescimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em todo o país, com a construção de 100 novas unidades e investimento na consolidação das unidades existentes.
- O IFRS, por sua vez, reafirma seu compromisso com uma educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais.