Grupo teatral viamonense é contemplado com edital estadual

O Grupo Teatral Leva Eu de Viamão, que este mês completa 23 anos de atividades culturais, foi contemplado com o Edital FAC das Artes de Espetáculo, financiado pelo Fundo de Apoio a Cultura, através da SEDAC/RS – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
O coletivo viamonense faz parte da Região Funcional 1 (RF1), e recebeu da Comissão Julgadora a nota final de 96,5 pontos, de acordo com os critérios previstos no Edital para montagem do espetáculo Negreiros – Histórias que a História não conta, uma adaptação do monólogo da obra O Navio Negreiro de Castro Alves, com direção de Igor Ramos, atuação de Juliano Felix, dramaturgia de Diego Ferreira, preparação corporal de Alessandra Souza, cenário de Rodrigo Shalako e iluminação de Patrik Simões.
A encenação, resultado do projeto, será apresentada em 04 escolas públicas em bairros que fazem parte do programa RS Seguro nas cidades de Viamão, Alvorada, Gravataí e Porto Alegre. Todas as apresentações terão interpretação em LIBRAS. Também serão ministradas oficinas de artes cênicas nos locais de apresentação, bem como a exibição da vídeo performance do mesmo título, que foi gravada em 2019. Todas as atividades do projeto terão acesso gratuito ao público (sem cobrança de ingressos).
Sobre o espetáculo: É urgente que os negros e negras sejam protagonistas de suas narrativas, que contem suas histórias. Partindo do poema O Navio Negreiro de Castro Alves, escrito em 1868 para dialogar com o nosso passado e presente, misturando fatos históricos e políticos sobre a condição atual do negro no Brasil, “NEGREIROS – Histórias que a história não conta” é um mergulho na escravização que começou no século XVI e seus resquícios que ainda encontramos na contemporaneidade. O navio serve como metáfora para provocar outros olhares e falar sobre racismo, preconceito e o corpo negro.
O prazo para execução do projeto é de 12 meses e a previsão do início dos ensaios é para o primeiro semestre de 2023.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook