Com o propósito de humanização e acolhimento, o Instituto Maria Schmitt (Imas) implantou, no Hospital Viamão, a Terapia Assistida por Animais, ou popularmente a “cãoterapia”, que auxilia na evolução da reabilitação dos pacientes e também confere leveza no dia a dia do trabalho dos colaboradores. Nesta terça-feira, dia 18, a unidade hospitalar recebeu pela segunda vez a visita ilustre da Penny, da raça Terra Nova, a protagonista do projeto em parceria com o Canil Double Axe, de Araranguá, Santa Catarina, com objetivo de estimular a socialização e contribuir para a reabilitação dos pacientes.
Internada no Hospital Viamão, Brandina Mesquita Godoi ficou emocionada com a visita da Penny, já que ama muito os animais. “Estou há alguns dias internada e a visita dela me deu saudade do meu cachorro Luke, que está em casa me esperando. Ela é muito mansinha e enorme, brinquei com ela, abracei ela.”, falou, emocionada com a presença da pet. Para Brandina, o contato do cão no ambiente hospitalar é muito importante. “A Penny fez bastante diferença no nosso dia, ficamos animados quando tem uma visita boa assim. Com certeza gostaria muito de ter essas visitas da Penny novamente”, destacou Brandina.
Passando pela emergência, clínica cirúrgica e pela clínica médica, a presença da Penny ajuda a diminuir a dor, a ansiedade, a tristeza e também o estresse que afloram na permanência no hospital por conta da enfermidade. Ela vem de mansinho pelos corredores do hospital e uma onda de amor vai se espalhando pelo ambiente. A emoção toma conta de colaboradores, visitantes, acompanhantes, mas ela tem uma missão especial: levar uma porção de saúde para os nossos pacientes.
A Técnica de Enfermagem da Emergência Andrea Lucia Silva Flores diz que está muito contente com o projeto de Terapia Assistida por Animais. Adorei que o IMAS implantou essa ação para o nosso Hospital. O animal passa uma energia tão boa, a gente olha nos olhos dela e nos transmite uma sensação tão única. Ela é muito linda, é dócil! Gostei muito”, revelou.
“A presença dos cães traz muitos benefícios nas unidades de saúde. O contato com os animais melhora o sistema imunológico, diminui os sintomas de depressão, reduz a ansiedade e baixa a pressão sanguínea. Há estudos que comprovam que interação com os pets, inclusive, libera hormônios associados ao bem-estar como serotonina, que têm efeitos tranquilizantes”, enfatizou o veterinário Marcelo Batista, responsável pelo Hospital Veterinário Maria Schmitt, primeira unidade do IMAS focado na saúde animal e pelos cães que fazem esse trabalho.
“Não há quem resista à presença dos cães. Eles chegam e transformam o ambiente como mágica. Os pacientes já abrem o sorriso quando veem eles entrando, não há como não se encantar e se render ao carinho incondicional dos cães. Além do aconchego e das memórias afetivas proporcionadas, a leveza e lealdade de um cão fortalecem o paciente, trazem alegria e motivação, acelerando o processo de cura”, afirma Batista. De acordo com o veterinário, a terapia exige cuidado com a saúde do animal para as visitas. “Os cães são identificados pelos adestradores com um perfil necessário para a terapia. Eles têm tratamento de vacinas diferenciado, realizam exames de check-up antes de entrar em unidades de saúde para evitar contaminação”, explica.













 
								




