Jessé, também, do Concreta Beco

O Uber deixou a equipe do Diário às margens da RS 040 exatamente no endereço indicado por nossa fonte e após uma rápida analisada no entorno percebemos que não fazíamos ideia de onde poderíamos encontrar o entrevistado. Com uma ligação avisto o alto Jessé Sangalli surgir dentre as casas e abanar para a equipe. Entre uma marcenaria e uma oficina, um vão de aproximadamente dois metros de largura revela o que tivemos dificuldade de encontrar: pertíssimo do hipermercado Big existe um beco que desce barranco abaixo. Beco concretado com ajuda de Jessé.

Sangalli é vereador de primeiro mandato, eleito com expressivos 1790 votos pelo PSDB de Valdir Bonatto e André Pacheco, sendo o sexto parlamentar mais bem votado em 2016. Na campanha o servidor público federal e então presidente da Associação de Moradores do Jardim Universitário usou o nome “Jessé da Ipiranga Até Viamão”, uma referência a um de seus tantos projetos que pretende prolongar a Av. Ipiranga até a Santa Isabel, atravessando o terreno do campus do Vale da UFRGS. Da experiência a frente da associação de moradores surgiu a necessidade de ajudar os moradores de sua localidade a solucionar um problema recorrente Brasil a fora: a concretagem dos becos.

 

 

O beco que o Diário visitou fica em uma área que pertence, oficialmente a Prefeitura de Porto Alegre. É uma ocupação ao Parque Municipal Natural Saint’Hilaire, cuja entrada é em Viamão mas grande parte do território, e a administração, pertencem a capital. Ocupações irregulares como estas são uma tormenta para a administração pública, pois o trabalho de adequação da área para receber famílias é muito mais difícil depois que as casas já estão erguidas. Noemi Mattos Pereira mora há mais de dez anos no mesmo local e já estava desacreditada que alguma solução seria dada ao barranco que dá acesso as casas.

 

 

Jessé não acredita que o Concreta Beco esteja cumprindo um papel que deveria ser da Prefeitura, pelo contrário, para o vereador é preciso que as pessoas deixem de esperar que a resolução para os problemas venha de cima. Para ele muitas das respostas está em arregaçar as mangas e literalmente trabalhar por uma comunidade melhor.

– A gente age na ineficiência do Estado. Em um mundo perfeito a administração pública possuíria recursos para atender a todas as demandas da população, mas a gente sabe que não é assim, falta dinheiro – defende Jessé.

Pelos colegas vereadores Jessé é chamado de “marqueteiro” pois só no Facebook possui três perfis: Concreta Beco, Ipiranga até Viamão e o Jessé empreendedor social. Este último é uma espécie de guarda-chuva para abrigar todas as atividades. Jessé divide seu tempo entre o trabalho como agente de segurança federal, as sessões na Câmara, o Concreta Beto nos finais de semana e vôos de paramotor, mais uma forma de divulgar seus projetos nos céus de Viamão e litoral. Para o ano que vem planeja ainda mais um projeto, desta vez voltado a área da saúde: Sangalli vai, através de financiamento coletivo, oferecer cirurgias contraceptivas na rede particular para famílias de baixa renda que não querem mais ter filhos.

– Este é um projeto muito bacana que vai beneficiar muitas famílias que esperam muito tempo por uma cirurgia no SUS – conta orgulhoso.

Ao terminar a entrevista o vereador/empreiteiro/empreendedor social/aviador/agente público/marqueteiro se aproxima de um carro antigo, pintado de um azul enfraquecido mais puxado para o calcinha. Um adesivo do “Caça-Fantasmas” na porta deixa claro que se trata de uma réplica do filme que fez sucesso nos anos  80. No capô uma estrutura segura dois letreiros em LED que passam informações sobre os projetos de Jessé. Sorridente pergunta:

– Querem carona?

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook