Empresa contratada emergencialmente para fazer o recolhimento não estaria cumprindo o que ficou acordado em documento, e mesmo tendo iniciado a coleta no dia 19 de dezembro, ainda há bairros nos quais não passou com os caminhões de coleta
O novo prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti, endureceu o jogo com a Brisa já no seu primeiro dia de mandato e exige que a empresa cumpra com o que foi contratado e acabe com o problema da falta de recolhimento do lixo no município. Ele anunciou que convocou os dirigentes da empresa, ou seus representantes na cidade, para uma reunião que marcou para a manhã desta sexta-feira, dia 3 de janeiro, às 9h. “É inadmissível que, mesmo tendo iniciado a prestar serviços no dia 19, ainda tenhamos bairros em que a coleta não foi realizada, isso que já estamos em janeiro”, disse o prefeito.
Bortoletti disse que que nesta quinta pediu informações sobre o volume recolhido do lixo, neste período, requisitou informações de GPS sobre os roteiros percorridos pelos caminhões, e que vai exigir explicações sobre as razões pelas quais a Brisa só em colocado nove caminhões coletores, nas ruas, quando o contrato prevê que sejam 12, todos os dias. Outra medida anunciada pelo prefeito é que a partir desta sexta a secretaria de Obras coloque caminhões nas ruas para fazer o recolhimento nos bairros que ainda estão enfrentando problemas.
“O lixo é o assunto central da nossa cidade, no momento. Vou tratar do cumprimento imediato do contrato, o cumprimento pleno. Desde o dia 19 até o momento, e já estamos em janeiro, há bairros que ainda não foram atendidos, e isso é inadmissível”, reforçou o chefe do Executivo. “Enquanto esse imbróglio administrativo, entre empresa e Prefeitura não se resolve, você, cidadão, não pode ser penalizado ainda mais. Eu vou exigir que sejam 12 caminhões realizando o serviço, a nossa cidade não pode mais sofrer com essa situação”, falou Bortoletti.
Importante
- A reportagem do Diário de Viamão enviou mensagens para dois canais de whatsapp da empresa Brisa solicitando um posicionamento sobre o porquê de a coleta ainda estar sendo realizada de forma deficitária, como aponta o prefeito Rafael Bortoletti.
- Até a publicação desta matéria nenhuma resposta foi recebida de parte dos canais contactados.
- O DV se coloca à disposição da empresa para as manifestações ou explicações que forem julgadas necessárias e pertinentes ao tema.