Artista – Adjetivo
O Artista – Substantivo
Ser Artista.
Artista não se resume ao adjetivo ou ao substantivo. Artista é o ser que desenvolve um trabalho, tem sensibilidade, expõe algo ao mundo, se dedica à criação de uma obra. Assim, consegue tocar individualmente e de diferentes formas o ser humano, levando-o a refletir sobre a vida e a sociedade em seus diferentes aspectos artísticos e culturais.
No dia 24 de agosto, comemorou-se o Dia do Artista, sendo também muito importante falarmos da produção artística, que é fruto das experiências, pesquisas e inspirações dos e das artistas. A sensibilidade do artista envolve todas essas vivências como elementos culturais que nos mostram aspectos sensoriais e sensíveis de nossa humanidade e de nossa própria sociedade. E, através desses elementos, os artistas aplicam suas habilidades, revelam sua criatividade, expõem suas ideias e pontos de vista que, por vezes, nossa racionalidade ignora, mas que são essenciais para nossa existência.
Através do trabalho do artista, conseguimos sentir a arte que nos emociona, nos alegra e também nos irrita, e até pode nos decepcionar. Uma música pode nos fazer chorar, ou podemos gargalhar assistindo a um espetáculo. São essas algumas das diversas formas pelas quais é possível sentir o que o artista sente, graças a sua vontade e dedicação de transmitir para nós.
"Um artista é alguém que produz coisas de que as pessoas não têm necessidade, mas que ele – por qualquer razão – pensa que seria uma boa ideia dá-las a elas.” (Andy Warhol)
Valorize o artista, valorize o seu trabalho, participe de movimentos artísticos e culturais da sua cidade, importe-se com o trabalho artístico, pois sem a arte, a vida é muito mais difícil.
Viva a arte! Viva o Ser Artista!