A Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), sancionou a lei que cria o Centro Municipal de Convivência para Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, com a finalidade de garantir os direitos das pessoas com deficiência, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão. O programa objetiva garantir atendimento especializado, atividades socioeducativas, acesso às atividades culturais e de lazer, realização de visitas programadas a espaços culturais e apoio técnico e psicossocial para as famílias.
O atendimento vai ser destinado a jovens e adultos com deficiência Intelectual acima de 18 anos, garantindo prioridade para os que necessitam de suporte contínuo e não possuem acesso a outros serviços especializados. O Centro Municipal de Convivência deve promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos usuários. A Lei é importante diante da ausência de espaços dedicados ao atendimento de adultos com deficiências intelectuais.
É que estes, após concluírem sua formação escolar, normalmente ficam excluídos de atividades que estimulem sua integração na sociedade. O Centro ainda prevê ações de suporte às famílias, especialmente às mães, por meio de atividades de acolhimento, apoio psicológico e social, além de oportunidades para sua participação ativa na rotina do centro.
- A implementação do Centro de Convivência será desenvolvida de forma intersetorial, vinculado ao Gabinete Integrado de Cuidado com as Pessoas – GIP em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, com verbas do Recurso Livre, repasse semestral estabelecido em decreto, garantindo um atendimento integrado e multidisciplinar.
Visita do CESI
Na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, alunos do Colégio CESI Viamópolis participaram do projeto Escola do Legislativo, uma iniciativa da Câmara Municipal de Viamão para aproximar estudantes do trabalho desenvolvido pelos vereadores. A visita foi realizada por 28 alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, além das professoras Juliana Fritzen e Rosângela da Silva Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Pox (Podemos), pelo vereador Leandro Bonatto (PSDB) e pela diretora do programa Escola do Legislativo, Josi Kucharski.
- A Escola do Legislativo é um projeto de cunho informativo e educacional, que apresenta temas como democracia, cidadania, organização do Estado, Constituição Federal, papel dos poderes e seus representantes.
- Durante a visitação, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos parlamentes e entender mais sobre as atividades legislativas.