Galera Curtição traz a Viamão a palestra do jornalista e sociólogo Marcos Rolim
— A educação é o principal antídoto contra a crescente onda de violência urbana que vivemos no Brasil.
A frase é do jornalista e sociólogo Marcos Rolim e faz parte da atividade que o Galera Curtição propõe para o final do mês de agosto. Atividade que vem com uma reflexão:
— Se conhecemos o remédio para a violência e desrespeito, por quais motivos não o usamos?
A Conferência "Violência, Educação e Pensamento" é uma atividade das Secretárias da Saúde e da Educação e acontece no próximo dia 30 de agosto, às 19h30, no Clube dos Casados — que fica na Rua Cel. Mário Antunes da Veiga, 280 – Centro.
Rolim é doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo a sua tese aclamada com louvor pelo PPG de Sociologia ao analisar como se dá o processo de formação de jovens violentos no estado. Em sua apresentação, serão expostas, de maneira didática, algumas das principais teorias criminológicas contemporâneas, bem como os resultados da pesquisa de campo realizada pelo conferencista com diferentes grupos de jovens, presos e em liberdade. E foi justamente nessa pesquisa que Rolim acabou encontrando no processo de evasão escolar uma dinâmica perversa e funcional para a produção da violência extrema.
O painel “Violência, Educação e Pensamento” tem como objetivo a reflexão para o papel da escola pública na redução dos indicadores de violência urbana, de maneira ampla, por meio do combate a homofobia, misoginia, racismo, bullying e comunicação violenta de forma focada. Nos bancos escolares também se produz conhecimento e capacitação gerando, assim, expectativa de vida e ascensão social por meio de geração de renda. Não à toa, segundo o próprio estudo de Rolim, a grande massa carcerária brasileira sequer completou o ensino fundamental.
As inscrições para o evento são gratuitas e pode ser feitas somente clicando aqui. As vagas são limitadas.