MATRIZ DE VIAMÃO: Fundada em 14 de setembro de 1747, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebra seus 275 anos de fundação.

.

A vida religiosa em nossa cidade inicia com a criação de uma pequena capela em 1741. Contudo com o passar do tempo, a comunidade cresce e, dada as distâncias para atendimento dos fiéis, o bispo de São Paulo, dom Bernardo Rodrigues Nogueira, eleva a capela à Paróquia em 1747, desligando-a de então sede Eclesiástica localizada em Laguna. Com essa elevação, a paróquia passa a ter direito a padre residente, criar novas capelas e administrar todos os sacramentos. Seu primeiro pároco (padre responsável) foi Pe. Antônio Sampaio, natural de Paranaguá, que tomou posse em fevereiro de 1748. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição é a mais antiga da Arquidiocese de Porto Alegre e, atualmente, possui 10 capelas, além da igreja matriz (construída entre 1787 e 1799).

A primeira igreja – ainda capela – foi construída graças a um gesto religioso de um estancieiro, Francisco Carvalho da Cunha, proprietário da fazenda Estância Grande dos Campos de Viamão. Em 1741 ele doou terras e animais para que fosse erguida uma capela em honra à Nossa Senhora da Conceição de Viamão.
Mas se acredita que esse primeiro templo só foi concluído em 1746. A sua provisão episcopal, que o erigia em capela, data, por sua vez, de 14 de setembro de 1741. Assim, a data que atualmente é considerada como a da fundação de Viamão é a da provisão episcopal e não a da doação das terras.
Essa igreja, entretanto, foi cedo substituída por outra. No ano de 1767 – portanto, no período em que Viamão foi capital do Rio Grande do Sul – foi decidido, pelo vigário, membros da Irmandade e o então Governador do Rio Grande, José Custódio de Sá Faria, que seria construída uma nova igreja, “em um lado da praça da parte do poente”. Essa nova igreja teve sua obra concluída por volta de 1770. Mas, por volta de 1787, ela teve que ser reconstruída.
Como muitas outras construções da época, ela se destaca por ter paredes muito grossas, o que lhe garantiu o desempenho de outro papel: o de forte, durante a Revolução Farroupilha. 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook