Medidas para reduzir atropelamentos de animais começam a serem instaladas na ERS-040

Ao todo, serão instaladas 21 pontes em seis zonas críticas da rodovia

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) começou a implantação, na ERS-040, dos passadores aéreos para facilitar a travessia segura de animais adaptados a viver em árvores e que utilizam preferencialmente as copas ao longo de suas vidas.

O objetivo da iniciativa é aumentar a segurança da rodovia para os usuários, além de reduzir o impacto ambiental ocasionado pelo atropelamento de fauna, especialmente do bugio-ruivo (Allouata guariba clamitans). O animal, bastante encontrado no entorno da rodovia, está ameaçado de extinção e, dessa forma, é protegido por lei. No entanto, outras espécies que passam a maior parte do tempo ou todo ele em árvores, como ouriços (Coendou sp.), gambás (Didelphis sp.), roedores e marsupiais de pequeno porte também podem ser beneficiados.

Ao todo, serão 21 pontes de corda que estão sendo instaladas em seis zonas críticas da ERS-040. São estruturas específicas para animais que se deslocam pelas copas das árvores, diminuindo o deslocamento necessário para que os bichos encontrem uma oportunidade segura de cruzamento entre os dois lados da rodovia.

Os pontos de implantação foram definidos a partir de estudos realizados por especialistas em fauna, que consideraram os registros de mortes de animais, o número de carcaças localizadas ao longo da rodovia pelas equipes de conservação e manutenção, o mapeamento da vegetação florestal e, por fim, a identificação da provável ocorrência do bugio-ruivo nos ambientes marginais da estrada. Usuários e moradores participaram deste levantamento, respondendo às entrevistas realizadas nas áreas favoráveis à presença desses animais. Além disso, os locais foram previamente vistoriados em conjunto com a equipe responsável pela instalação das pontes.

De acordo com a equipe do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nerf), que atua em conjunto com a STE – Serviços Técnicos de Engenharia na execução do Programa de Proteção e Monitoramento de Fauna da EGR, há experiências de sucesso com a utilização do mesmo tipo de estrutura em outros locais do Estado, até mesmo em áreas mais urbanizadas, como é o caso das pontes de corda instaladas no bairro Lami, em Porto Alegre.
Como se trata de uma nova implantação, a utilização das estruturas pelos animais não é imediata, há uma fase de reconhecimento e adaptação pela fauna. Todo o processo continuará sendo acompanhado pela equipe especializada e servirá como base para a atualização dos dados e estudos.

Programa de Proteção e Monitoramento da Fauna e o atendimento à legislação

O Programa de Proteção e Monitoramento da Fauna tem como objetivo principal reduzir a mortalidade de animais por atropelamento e faz parte de um Plano Básico de Gestão Ambiental (PBA). Este documento é um pré-requisito para o fornecimento das Licenças Ambientais de Operação (LOs) dos trechos rodoviários administrados pela EGR pelo órgão competente, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam). Além disso, atende à legislação ambiental pertinente.

As atividades do programa seguem um cronograma estruturado em três fases, que teve início em março de 2019: diagnóstico e planejamento, implantação de medidas mitigadoras e monitoramento da efetividade das ações executadas.

Na primeira fase, uma ampla coleta de informações foi realizada, percorrendo-se toda a extensão da malha viária administrada pela EGR e por meio da consulta de bases de dados com históricos de mais de dez anos. Nessas pesquisas, foram verificadas as características das rodovias e da paisagem no entorno delas, assim como estruturas já existentes – bueiros e pontes, por exemplo – que pudessem ser adequadas para a passagem segura da fauna.

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