Tem buraco no meio do caminho. Um não, vários. Alguns já são crateras. Canos quebrados, erosão, lodo, esgoto. O carro derrapa, o ônibus sacoleja, o pedestre cai, o caminhão do lixo até entra, mas só sai de ré. Esta é a situação de pelo menos quatro ruas da São Lucas, segundo moradores do bairro.
O leitor do Diário de Viamão, Iranilton Pereira, 58 anos, percorreu as vias e gravou imagens dos problemas relatados acima. O primeiro ponto é o Beco São Francisco, que está com tubulação de esgoto quebrada.
– Olha a situação da entrada do beco. Faz mais de três meses que este cano está quebrado. É um perigo, alguém pode cair, esgoto a céu aberto, chove e transborda – narra borracheiro aposentado que mora na São Lucas há 39 anos.
Na Rodolfo Maier, esquina com a Francisco Emanuel da Silva, carros patinam para subir; As crateras tomaram conta da Rua Carlos Gomes.
– O carro mal consegue passar, a erosão levou tudo. No outro ponto, o esgoto corre para dentro dos pátios.
A Avenida Joaquim Gonçalves Ledo se transforma em atoleiro a cada chuva.
– Essa aqui passa ônibus estadual e municiopal, até mesmo direto. Tava no orçamento para fazer o asfalto, e tá nesse situação. Não sei se é esgoto, mas tá cheio de buraco com água vazando.
Iranilton finaliza pendindo providências da Prefeitura.
– É uma calamidade isso tudo aqui. As autoridades, a secretaria de Obras, alguém tem que olhar pra gente – clama.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Até a publicação desta reportagem, a Comunicação da Prefeitura não retornou o pedido de informações feito pelo Diário.
EM VÍDEO
Confira as imagens captadas pelo leitor: